Turismo na França: um resultado excepcional em 2022!

Em nota de conjunta publicada no final de fevereiro de 2023, a Atout France fez um balanço dos últimos indicadores do turismo na França. Os resultados indicaram um balanço muito positivo do ano de 2022: as receitas ligadas ao turismo internacional aumentaram cerca de 58 mil milhões de euros, ou seja, um nível superior a 2019, antes da pandemia de Covid.

Antes da pandemia, a Organização Mundial do Turismo previu que a chegada de pessoas nos principais países receptores de turistas poderia atingir de 80% a 95% de seus níveis de turismo até o ano de 2022. No entanto, a França se saiu melhor, superando os números de 2019!

Um forte apelo pela França

Ao atingir o resultado total de 58 bilhões de euros em receita no ano de 2022, ou seja, um aumento de 1,2 bilhões de euros em relação a 2019, os números do turismo na França bateram um verdadeiro recorde. De fato, a inflação eleva valores, mas a Atout France, Agência para o desenvolvimento do turismo na França, acredita que a observação dos dados de pesquisa do Google (em relação aos planos de viagem para a França) confirma o apelo dos turistas internacionais pelo país.

Porém, este bom resultado esconde diferenças entre os vários mercados turísticos. Assim, o ótimo desempenho da América do Norte e a recuperação real do Reino Unido, tal como a existência de uma clientela fiel de belgas, alemães e espanhóis interessados no turismo francês, compensam em parte, a situação ainda muito deteriorada dos fluxos vindos da Ásia. A Atout France observa que o fluxo de países asiáticos na França, principalmente da China e do Japão, ainda são baixos, mesmo que tenham aumentado no final do ano passado. Da mesma forma, a Índia, a Coréia do Sul e a Austrália também mostraram sinais de crescimento. Somente em dezembro, Israel, Espanha, Canadá e México geraram os movimentos mais significativos em direção à França.

Paris e as metrópoles francesas

Todas as regiões francesas parecem se beneficiar dessa atratividade renovada, mas, segundo a Atout France, Paris, que estava atrasada na recuperação depois de ter sido impactada pela crise ligada à Covid, "está voltando a crescer graças a clientela internacional e à recuperação mais rápida do que o esperado dessas pessoas". Em dezembro, as taxas de ocupação hoteleira já estavam à frente de 2019.

Entre as outras regiões francesas que despertam o entusiasmo dos turistas internacionais, é notável que as grandes metrópoles são mais atrativas. Além de Paris e sua região, outras metrópoles francesas (excluindo montanhas e litoral) registraram uma taxa de ocupação hoteleira superior a 17%. Em dezembro, três regiões também se beneficiaram de certa atratividade, nomeadamente o Grand Est, Occitanie e Ile-de-France, que registaram os melhores desempenhos em termos de ocupação em relação a 2019.

 

Boas perspectivas, apesar de um contexto particular e competitivo

Os dados sobre as previsões de taxas de reservas na hotelaria e no transporte aéreo permitem encarar um primeiro trimestre de 2023 com algum otimismo, apesar de um contexto ainda difícil tanto a nível econômico como geopolítico.

A nível nacional, a taxa de reservas em hotéis está à frente de 7 pontos para o período de fevereiro a abril em face a 2022. Da mesma forma, as carteiras de encomendas no ar tendem a se endireitar mês a mês. "Se os destinos franceses foram muitas vezes menos afetados pela crise do que os nossos vizinhos próximos", o principal concorrente da França em termos de turismo, a Espanha, também recuperou uma forma de liderança em 2022 na Europa, conclui a Atout France.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 13/04/2023 à 03:54*
Atualizado em 13/04/2023 à 15:28*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités