Como se inscrever no doutorado na França?
Primeiramente, antes de poder se inscrever no doutorado, é necessário encontrar um tema de pesquisa e um orientador de tese. Quais são as etapas de inscrição?
AS PRINCIPAIS ETAPAS PARA SE INSCREVER NO DOUTORADO
Além de encontrar um tema de pesquisa e um orientador de tese, será preciso que a escola doutoral aceite sua inscrição.
- Para ingressar no primeiro ano do doutorado, você deve possuir um diploma de master ou equivalente. É, portanto, durante o segundo ano de master que você deve começar a pesquisar sobre seu doutorado (a partir do mês de janeiro).
- Nas ciências ditas “exatas” (física, química, matemática, biologia, engenharia), você precisa de um financiamento para poder se inscrever.
- Em ciências humanas e sociais, em alguns casos, há a possibilidade de inscrição sem financiamento – consulte o site da sua escola doutoral de interesse.
O financiamento não corresponde às taxas de inscrição (380 euros por ano), mas aos custos de vida que, geralmente, são superiores a 1000 euros por mês.
- A primeira questão a se fazer é a seguinte: meu governo ou minha universidade tem um programa específico para financiar meu doutorado na França? Se sim, essa é a melhor solução para realizar seu doutorado.
Se não for oferecido nenhum financiamento por parte de seu governo, você pode encontrar outras possibilidades nesta página.
Grande parte de doutorados são financiados pelas universidades francesas, sob a forma de um contrato doutoral – contrato de trabalho de duração de três anos – ou sob outras formas de contratos de trabalho.
ENCONTRAR UM FINANCIAMENTO E UM ORIENTADOR DE PESQUISA
Se você deseja realizar um doutorado em ciências “exatas”
-
Atenção: nesse caso, não é preciso ter um projeto prévio de pesquisa para, depois, encontrar um pesquisador em um laboratório francês que possa se tornar seu orientador. Você pode se candidatar diretamente a temas de pesquisas que foram disponibilizados pelos pesquisadores franceses. Veja esses temas na plataforma do Campus France.
-
Existem dois tipos de temas: os já financiados pela instituição estrangeira (tipo: Contrato), e os temas para os quais você deve ter seu próprio financiamento (tipo: Bolsa).
- Uma vez encontrado seu tema de interesse, você pode contatar o pesquisador ou a escola doutoral que disponibilizou o tema.
Se você deseja realizar um doutorado em ciências sociais
Verifique a plataforma de temas no Campus France. Há alguns relacionados às ciências sociais. Se você não encontrar nada que o interesse, então terá de preparar um projeto de pesquisa e enviá-lo a um pesquisador.
- Primeiramente, não envie um projeto de pesquisa a todos os pesquisadores da disciplina que lhe interessa. Por exemplo, se seu projeto de pesquisa diz respeito a economia, não envie seu projeto a todos os economistas! Eles já recebem muitas mensagens desse tipo.
- É necessário que seu envio seja específico (é também a regra em marketing), ou seja, o tema de seu projeto de pesquisa deve corresponder ao tema trabalhado pelo pesquisador.
- Depois disso, você deverá conversar com o pesquisador para poderem delinear o tema de pesquisa. Para aumentar suas chances, é necessário ser flexível e pronto a desapegar de seu projeto inicial.
- E se você possui a oportunidade de obter um financiamento, diga-o desde o começo.
Após ter encontrado um orientador de tese, é necessário que a escola doutoral valide o procedimento para que você possa se inscrever em doutorado. Se o financiamento for exigido pela escola doutoral, é necessário comprová-lo antes de poder se inscrever.
A taxa anual de inscrição em doutorado é de 380 euros (ano acadêmico 2019/2020). Mesmo que você possua um contrato doutoral, você deverá pagar essa taxa.