Como financiar seu doutorado na França?
É comum ter que obter um financiamento para realizar um doutorado na França. De acordo com a sua situação, a escola doutoral, os órgãos governamentais, uma empresa ou a União Europeia podem financiar o seu projeto de pesquisa.
AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA BUSCAR FINANCIAMENTO
Antes de ir à procura de um financiamento doutoral, verifique se a escola doutoral de seu interesse exige um financiamento mínimo para inscrição, indicado na página da escola no anuário de escolas doutorais. Esse caso é comum na área de ciências exatas.
Consulte os financiamentos doutorais possíveis no catálogo Campus Bourses. De acordo com seu caso, o seu doutorado poderá ser financiado pela escola doutoral, por uma empresa, por órgãos e agências governamentais ou pela sua universidade no Brasil.
Por fim, a Associação Nacional de Doutores (ANDès – Association Nationale de Docteurs) publica todo ano um guia para financiamento de doutorado onde você pode encontrar mais informações.
DOUTORADOS FINANCIADOS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E PESQUISA
As escolas doutorais, laboratórios e unidades de pesquisa publicam regularmente editais com possibilidade de financiamento para alguns temas de pesquisa. Essa categoria de financiamento é a primeira forma de financiar o seu doutorado. Existem três tipos:
- Financiamento via contrato doutoral: a escola doutoral financia o seu doutorado no valor de 1.400 euros por mês durante 3 anos, com o seu orçamento de pesquisa ou em complemento a sua contribuição. O contrato doutoral é um contrato de trabalho para doutorandos, sem condição de idade ou nacionalidade. É renovável duas vezes por ano, totalizando um máximo de cinco anos.
- Financiamento via contrato de órgão de pesquisa: um órgão de pesquisa francês (Cnes, CNRS, CEA, entre outros) financia o seu doutorado no valor de 1.500 euros por mês.
- Financiamento via contrato ligado a projeto financiado pela Agência Nacional de Pesquisa (Agence Nationale de Recherche – ANR) no valor de 1.400 a 1.500 euros por mês.
DOUTORADOS FINANCIADOS PELO SEU PAÍS
No Brasil, as agências de fomento federais, como o Capes ou CNPq ou as fundações de pesquisa estaduais podem oferecer opções de financiamento para a sua pesquisa doutoral, como o programa PrInt, da Capes, por exemplo.
DOUTORADOS FINANCIADOS POR UMA EMPRESA
A ferramenta CIFRE (Convenções Industriais de Formação pela Pesquisa), em parceria com Associação Nacional da Pesquisa e da Tecnologia (Association Nationale de la Recherche et de la Technologie - ANRT), viabiliza a contratação de jovens pesquisadores por uma empresa ou instituição coletiva para conduzir as suas pesquisas, junto a uma equipe universitária.
A empresa ou a organização financia, portanto, o seu doutorado via contrato de trabalho particular. Você poderá receber cerca de 1.800 euros por mês durante três anos. É uma ótima oportunidade para adquirir experiência de pesquisa em uma empresa.
DOUTORADOS FINANCIADOS PELA UNIÃO EUROPEIA
O doutorado conjunto europeu foi implementado no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie e oferece um financiamento de 36 meses. Esse doutorado é voltado a estudantes estrangeiros inscritos no doutorado em uma instituição de ensino superior europeia, que faça parte de um convênio entre no mínimo três instituições de três países diferentes. O pedido de financiamento deve ser dirigido à instituição coordenadora.