Tutorial: como fazer minha inscrição na sécurité sociale estando no meu país de origem?
Esta exceção é possível somente para estudantes de países "vermelhos".
Nessas situações, é possível fazer a inscrição na sécurité sociale a partir de seu país de origem. Dessa forma, no momento da sua chegada em território francês você terá um acesso facilitado à vacinação e poderá se beneficiar da cobertura do seguro saúde.
- Acesse https://etudiant-etranger.ameli.fr/
- Preencha as informações solicitadas como se já estivesse no território francês.
- Se você não tem seu certificado escolar definitivo, o certificado de admissão será aceito para sua afiliação. Todos os outros documentos solicitados são obrigatórios.
Quais são os documentos necessários para a inscrição?
A lista de documentos necessários dependerá das informações indicadas previamente.
Documentos necessários para a obtenção do atestado de direito provisório à Sécurité Sociale:
- Um certificado de inscrição para o ano letivo em curso;
- Documento de identidade;
- Visto de estudante.
-
Marque a caixa a seguir para continuar a inscrição:
-
Preencha todas as informações solicitadas. No que diz respeito à data de início dos direitos, aceite as diferentes condições e coloque a data que você efetuou a sua solicitação. Desconsidere a frase "presença no território francês".
-
Você deverá preencher seus dados de contato com atenção, indicando o e-mail que você utilizará na França e o seu endereço no país.
-
Anexe os documentos:
A título de exceção, o seu certificado de admissão em um estabelecimento de ensino superior francês e seu visto sem carimbo serão aceitos.
-
Finalize seu cadastro
Após o registro, você poderá se beneficiar de um número provisório da sécurité sociale, permitindo um acesso facilitado à vacinação assim que você chegar à França.Para completar o cadastro e obter um número definitivo, é necessário enviar via correios o seu certificado de inscrição na universidade acompanhado da numeração provisória ou de seu atestado de direitos à Caisse d'Assurance Maladie da sua região, quando você chegar à França.
Dessa forma, você poderá receber o seu cartão de seguro saúde (Carte Vitale).