Estude turismo na França

País mais visitado do mundo, a França tem múltiplas possibilidades de formação em turismo

A França é o destino mais visitado do mundo e, por isso, o turismo desempenha um papel importante no país. Além de movimentar cerca de 8% do PIB francês, o setor é responsável por mais de 2 milhões de empregos (diretos ou indiretos). 

Não à toa, são muitas as formações em turismo oferecidas na França. Trata-se de uma profissão essencial para manter o dinamismo e a excelência do mercado turístico no país, podendo se desdobrar em muitas atuações:

  • Recepção: agências, guias turísticos e intérpretes
  • Hospedagem: estrutura de hotéis, pousadas e campings 
  • Marketing: divulgação e relacionamento com o cliente
  • Gestão: gerenciamento de estratégias e instalações
  • Tecnologia: inovação, gestão de dados e turismo digital

O setor está em constante transformação, e os estudos acompanham essa efervescência. Existem formações adaptadas às mais variadas especialidades, como natureza, gastronomia e negócios, e também a diversos públicos, das crianças aos idosos.  

Licence 

O nível de graduação (Licence) na França tem duração de 3 anos e, dentro desse período, existem diversas possibilidades de estudos em turismo. 

É possível iniciar por cursos técnicos, com duração de 2 anos e foco na inserção profissional: são os Brevet de Technicien Supérieur (BTS), ministrados em instituições públicas e privadas em mais de 100 cidades da França. Embora a habilitação em turismo seja a mais procurada, existem opções de BTS em hotelaria e até mesmo turismo em áreas rurais (BTSA Développement, animation des territoires ruraux).

Nos cursos de graduação das universidades públicas francesas (universités), o turismo é oferecido como percurso no último ano de diferentes campos de estudo (mentions), desde geografia até letras, economia e gestão. Assim, você pode escolher a aplicação turística de acordo com sua área de interesse. Também no último ano de graduação é possível cursar uma Licence Professionnelle, dedicada à qualificação profissional. Ambos os casos preveem a realização de estágios.

Existem alguns cursos Bachelor Universitaire de Technologie (BUT), ministrados em Instituts Universitaires de Techonologie (IUT) com duração de 3 anos, que oferecem o percurso em gestão de atividades turísticas, culturais e esportivas. Outra possibilidade são os cursos Bachelor em écoles ou instituições privadas, com duração de 1 a 3 anos, ministrados em francês ou inglês. Eles podem ter focos variados, como hotelaria, gestão ou turismo internacional.

Consulte o catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.  

Master 

No Master, com duração de 1 a 2 anos, são muitas as possibilidades de especialização em turismo. Veja alguns percursos oferecidos em diferentes áreas de estudo:

  • Artes, letras, línguas: turismo cultural; interculturalidade; línguas aplicadas a turismo e negócios internacionais
  • Direito, economia, gestão: gestão e estratégias do esporte e do turismo; turismo e hotelaria internacional; gestão de patrimônio e territórios turísticos 
  • Ciências humanas e sociais: gestão e valorização de patrimônios naturais e imateriais; turismo sustentável; engenharia turística e cultural; lazer e desenvolvimento territorial; gestão de indústria do turismo 
  • Ciência, tecnologia, saúde: gestão de turismo esportivo; lazer, turismo e inovação; turismo internacional, montanha e turismo digital 

Entre as instituições públicas de Master especializadas em turismo, destacam-se o Institut de Recherce et d’Études Supérieures du Tourisme (IREST), na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e a ESTHUA, na Université d’Angers. Consulte todas as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.  

Algumas formações também são oferecidas em inglês, ligadas a gestão, marketing, negócios digitais, eventos ou turismo do vinho, por exemplo. Faça uma busca por cursos em inglês neste catálogo.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 18/11/2022 à 16:13*
Atualizado em 18/11/2022 à 16:20*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités