Tipos de programas doutorais
O doutorado é um título obtido por meio de uma pesquisa desenvolvida em um laboratório de pesquisa. Na França, atualmente, existem 270 escolas doutorais. Para obter-se o título de doutor, é preciso realizar uma defesa de tese diante de um júri.
Tese ou doutorado?
A palavra tese muitas vezes é confundida com a palavra Doutorado.
O doutorado é o nome do diploma que você receberá, ou seja, o mais alto diploma emitido pela universidade e que é reconhecido internacionalmente.
A tese faz referência ao documento que você deve escrever e apresentar a um júri para obter seu diploma de doutorado.
Você deverá realizar seu doutorado sob a supervisão de um Directeur de Thèse (orientador), que te guiará ao longo do processo. Antes de começar o doutorado, você precisa escolher um orientador que aceite te orientar.
Onde fazer um doutorado?
O Doutorado é realizado em todas as universidades bem como em escolas de engenharia, de negócios e de artes que, muitas vezes, estão associadas a universidades. O doutorado é o mais alto diploma internacional e é obtido após três (normalmente, em ciências exatas) ou, no máximo, seis anos de estudos (normalmente em ciências humanas e sociais).
O doutorado em ciências exatas é feito em um laboratório de pesquisa em tempo integral, em interação cotidiana com um grupo de colegas. Em ciências sociais, o trabalho geralmente é feito de forma individual, não exigindo a presença regular no laboratório de pesquisa. Você trabalhará, muitas vezes, em sua casa, na biblioteca da universidade ou da escola, com a possibilidade de encontrar regularmente seu orientador.
Cerca de 15.000 doutorados são emitidos pela França todos os anos: 46% em ciências e técnicas, 20% em biologia-saúde, 20% em ciências humanas e 14% em ciências sociais.
As escolas doutorais
O doutorado é organizado pelas escolas doutorais. Na França, existem 270 escolas doutorais ligadas a 2500 laboratórios de pesquisa públicos espalhados por todo o país. Cada escola doutoral possui diversos laboratórios de pesquisa.
São as escolas doutorais que organizam e planificam as atividades dos doutorandos, sobretudo as formações complementares em metodologia, comunicação, redação de artigo científico, criação de empresa, propriedade intelectual, etc. Essas formações complementares correspondem a cerca de 150 horas de aula, divididas por toda extensão do doutorado.
As escolas doutorais organizam também sua inscrição no doutorado além acompanhar o andamento do seu trabalho, em parceria com seu orientador.
Você encontrará a lista das escolas doutorais em nosso anuário doutoral.
Redigir e defender sua tese
Além das atividades experimentais ou de estudo, você terá que escrever sua tese, que é um documento de pelo menos 200 páginas. Você pode também incluir a sua tese artigos que você publicou em revistas científicas. A redação da tese também demonstra a aquisição de diversas competências: capacidade de síntese, senso crítico, conhecimentos bibliográficos, etc.
Uma vez a tese redigida, ela deve ser validada por dois examinadores e, após isso, você poderá defende-la diante de um júri. Essa avaliação oral permite explicar o método de pesquisa e os resultados antes de debate-los com os membros do júri. Além disso, cabe saber que a defesa da tese pode ser pública.
Essa defesa, juntamente com a tese, será publicada pela universidade no site www.theses.fr
Os diferentes tipos de doutorado
O doutorado simples
É a forma mais comum de se realizar um doutorado, ou seja: desenvolver uma pesquisa em um laboratório de pesquisa por um período de 3 a 6 anos para obter, ao fim do processo, um diploma francês. A inscrição e a defesa da tese são feitas em um só estabelecimento e a tese é realizada sob a direção do orientador de pesquisa.
O doutorado em co-direção
O doutorado em co-direção significa que você terá dois diretores de tese. Um diretor no laboratório principal, ou seja, no estabelecimento em que você está inscrito, e um outro diretor de tese, em outro estabelecimento, seja ele na França ou no exterior.
A inscrição e a defesa da tese são feitas apenas no estabelecimento do diretor de tese principal, o que significa que você receberá o diploma desta universidade.
Trata-se de uma modalidade interessante e simples de ser realizada que permite que você faça seu doutorado por meio de uma colaboração internacional.
O doutorado em co-tutela
O doutorado em co-tutela é um doutorado em co-direção que permite receber um diploma de cada uma das universidades de origem dos orientadores de tese.
Esse tipo de doutorado é desenvolvido em um estabelecimento francês e em um estabelecimento estrangeiro e permite a emissão de dois diplomas: um para cada estabelecimento ou um diploma mencionando o título de doutorado nos dois estabelecimentos.
A inscrição é feita nos dois estabelecimentos por meio de uma convenção assinada por ambas as partes, confirmando a realização da modalidade co-tutela.
Nesta convenção, tudo deve ser explicitado: Em qual país a defesa será feita? Quem pagará os custos de transporte do júri?
Todos os anos, o doutorando se inscreve em dois estabelecimentos mais paga a taxa de inscrição de apenas um. Isso também deve ser explicitado no documento.
O doutorado em empresa (CIFRE)
Fazer seu doutorado em uma empresa é uma ótima oportunidade para entrar em contato com o mundo econômico. O dispositivo CIFRE permite que você faça seu doutorado em uma empresa que tenha vínculo com uma universidade pública. Nesse caso, o processo funcionará como uma co-direção: você terá um orientador de tese, professor na universidade, e um tutor na empresa. Você será assalariado na empresa, que recebe incentivo do estado, e receberá um diploma da universidade.
Existem alguns incentivos, como o programa EIT Digital, que encorajam as pessoas oriundas de países como Índia e Marrocos a fazerem doutorados em empresas.
Doctorat européen conjoint
O doctorat européen conjoint, ou European Joint Doctorate, foi criado pela Horizon 2020, programa de financiamento de pesquisa e inovação da União Europeia 2014-2020, no âmbio das actions Marie Sklodowska-Curie.
Esse programa pode ser realizado por todos os estudantes estrangeiros e permite que recebam o título de doutor após 3 anos. Esse doutorado é realizado em 3 diferentes estabelecimentos europeus, em 3 países diferentes.
Realizar doutorado em inglês
Em ciências exatas, em ciências da engenharia e em biologia, não será exigido que você possua nível de francês para realizar um doutorado. A comunicação com o orientador de pesquisa será feita em inglês. O doutorando pode realizar cursos de francês durante sua estadia mas a tese pode ser escrita e defendida em francês. Apenas o resumo do trabalho deve ser escrito também em francês.
Em ciências humanas e sociais, um bom nível de francês costuma ser exigido (geralmente B1 ou B2). Nas áreas de comércio, marketing, ciências políticas, comunicação e direito, é possível realizar sua tese em inglês, porém, isso varia de acordo com o estabelecimento em questão.