Pesquisa: 91% dos diplomados dizem que sua estadia na França foi uma vantagem para seu primeiro emprego

Mise à jour le
Público geral

Campus France, a agência nacional encarregada da promoção de nossas formações no exterior e do acolhimento de estudantes estrangeiros na França, revela, por ocasião do 2º Dia Mundial dos Alumni, os resultados de sua vasta pesquisa realizada com 10.000 estudantes internacionais formados na França.

 

Quem são os estudantes que vêm à França para se formar?

A pesquisa foi realizada no final de 2023 e mais de 10.000 ex-diplomados, chamados "alumni", responderam. Com idade média de 33 anos, a maioria estudou na França nos últimos dez anos, e metade deles recebeu uma bolsa. 54% dos respondentes são homens e 46% são mulheres. Esses ex-estudantes na França são originários de 154 países: África Subsaariana (28%), África do Norte - Oriente Médio (21%), Europa (20%), Américas (18%) e Ásia-Oceania (12%).

Quase 7 em cada 10 alumni estudaram na França em uma universidade (68%), 2 em cada 10 em uma escola de engenharia (20%) e 1 em cada 10 em uma escola de comércio (9%). Quase 7 respondentes em cada 10 estavam matriculados no nível de Mestrado durante sua estadia de estudos na França (69%).

Um terço dos alumni continuou sua formação após sua estadia de estudos na França: 96% deles declararam que sua experiência na França foi uma vantagem na continuação de seu currículo.

 

Um alumni em cada dois encontrou seu primeiro emprego na França

Segundo a pesquisa de Campus France, como frequentemente ocorre após uma experiência no exterior, os estudantes retornam mais abertos e confiantes no futuro, a satisfação é quase total: as palavras usadas principalmente para qualificar sua experiência são "qualidade, abertura, descoberta, enriquecedora, liberdade, cultura".

 

93% dos respondentes têm uma boa imagem da França

91% dos respondentes que encontraram um emprego declaram que sua estadia de estudos na França foi uma vantagem para obtê-lo. Quase um alumni em cada dois encontrou seu primeiro emprego na França (48%), 44% em seu país de origem, e 8% em outro país.

87% dos alumni encontraram um emprego em menos de um ano após sua estadia de estudos na França (73% em menos de 6 meses). Para 88% deles, esse emprego correspondia às suas expectativas em termos de profissão, setor e nível de remuneração. 

 

Uma vantagem ao longo de toda a carreira

90% dos respondentes que mudaram de situação profissional desde seu primeiro emprego declaram que sua estadia de estudos na França foi uma vantagem para obter seu emprego atual.

Mais da metade dos alumni trabalha atualmente em uma empresa privada (54%), mais de um terço em uma administração ou empresa pública (36%), e os demais estão em associações/ONGs (5%) ou são independentes (5%). Os principais setores profissionais são ensino (17%), informática (12%), indústria (8%), função pública (8%) e finanças (5%).

 

Um reforço da língua francesa e da imagem da França

Segundo este estudo: 96% dos alumni são embaixadores da França e a recomendam para uma estadia de estudos, 97% para férias, 85% para trabalhar e 82% para viver.

O francês é amplamente percebido como um trunfo profissional: 88% dos respondentes que falam francês consideram que a proficiência nessa língua foi uma vantagem em sua vida profissional.

A estadia de estudos na França aumentou significativamente o nível de francês dos alumni. Antes de sua estadia de estudos na França, menos da metade dos respondentes se declarava bilíngue (47%); ao final da estadia, mais de três quartos se declaravam bilíngues (76%). Quase 80% dos alumni utilizam a língua francesa no dia a dia (vida profissional e/ou pessoal).


Confira a notícia de Gabriel Jaquemet traduzida do portal “Le Parisien”.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 20/06/2024 à 20:30*
Atualizado em 20/06/2024 à 20:40*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités