Estude aeronáutica na França
Um dos principais países da indústria aeronáutica e aeroespacial, a França possui cada vez mais oportunidades de trabalho e de formação qualificada no setor
A França está entre os gigantes da indústria aeronáutica e aeroespacial. Segundo exportador mundial, o país foi responsável por importantes inovações como a aeronave Airbus A380, o caça Rafale e os foguetes Ariane. Está localizada na França a sede da Agência Espacial Europeia (ESA), em Paris, e também o Aerospace Valley, principal pólo industrial especializado da Europa: entre as cidades de Toulouse, Bordeaux, Pau e Montpellier, no sudoeste da França, estão sediadas diversas empresas, indústrias, universidades e instituições de pesquisa da área.
Existem cada vez mais oportunidades de trabalho e de formação no setor, que emprega 190 mil pessoas e gera receita de mais de 50 bilhões de euros (GIFAS, 2017). Para atender a alta demanda por profissionais qualificados, o ensino francês oferece cursos em todos os níveis de estudo, desde o tecnólogo até a pós-graduação, em francês ou em inglês.
São formações diversificadas que acompanham as inovações tecnológicas em todas as especialidades da indústria, como aeronaves para transporte de passageiros, aviões militares, helicópteros, motores, drones, mísseis e satélites. Os cursos podem ser acessados pela plataforma Campus France ou por plataformas próprias das instituições. Consulte qual é o procedimento de candidaturas aceito para o seu curso de interesse.
Licence
Depois de concluir o ensino médio, já é possível ingressar em formações de Licence na França. Existem cursos profissionalizantes com duração de um a dois anos, como o Mention Complémentaire (MC) e o Brevet de Technicien Supérieur (BTS), que permitem rápida inserção na indústria aeronáutica. Ambos são oferecidos em lycées e centros de formação de aprendizes (CFA).
Instituições especializadas como a École Nationale de l’Aviation Civile (ENAC) oferecem tanto formações curtas e técnicas como também cursos Bachelor, com duração de três anos, voltados à gestão de segurança em operações aeronáuticas. Em parceria com a Toulouse Business School (TBS), a ENAC desenvolveu também uma formação específica, em inglês, que prepara profissionais para atuar nos setores comercial e logístico da aeronáutica.
Consulte aqui o catálogo de Licence.
Master e doutorado
Para se candidatar a um Master em aeronáutica e aeroespacial, é preciso ter diploma de graduação em engenharia, ciências ou gestão, dependendo do curso pretendido. São diversas as possibilidades de especialização, voltadas à pesquisa ou à qualificação profissional: desde manutenção até segurança, engenharia, astrofísica, sistemas de propulsão e gestão de aeroportos.
Oferecidas em escolas especializadas e em universidades públicas, as formações têm duração de um a dois anos e muitas delas são ministradas em inglês, com objetivo de atrair estudantes internacionais.
Algumas escolas de engenharia e instituições especializadas, como a ESTACA, a ENAC e a ISAE, possuem formações de engenharia com foco em aeronáutica e aeroespacial. Com duração total de cinco anos, o diplôme d’ingénieur confere o nível de Master.
Descubra todas as opções no catálogo de Master.
Tendo um diploma de Master ou comprovação de experiência profissional, é possível realizar em seguida em um Mastère Spécialisé (MS), formação de um ano, em inglês, voltada para a atuação no mercado. Outra possibilidade é ingressar no doutorado em laboratórios de alta tecnologia. Saiba mais na nossa página especial sobre doutorado e pós-doutorado na França.