Estude informática na França
As formações acompanham as constantes mudanças e múltiplas aplicações da informática
Com o desenvolvimento da internet e dos dispositivos digitais, que estão presentes em tantas áreas atualmente, a informática também tem alcançado grandes avanços e se popularizou, recentemente, pela sigla TI (tecnologia da informação). Da inteligência artificial à gestão de dados, é a ciência informática que possibilita o tratamento automatizado de informações e, assim, viabiliza atividades nos mais diversos setores.
Justamente por esse caráter tão amplo, as ofertas de formação em informática na França buscam acompanhar as constantes atualizações que envolvem essas diferentes áreas. Desde cursos tecnólogos até a pós-graduação, são centenas de possibilidades que contemplam não só os fundamentos da informática, mas também aplicações em engenharia, matemática, biotecnologia, marketing e muitas outras. É uma oportunidade de consolidar conhecimentos gerais e específicos de acordo com o seu projeto de estudos, aproveitando a complexa rede de ensino, pesquisa e inovação que cobre todo o país.
Licence
No nível de graduação (Licence) há formações tecnólogas em informática, com duração de 2 anos, que são direcionadas à inserção no mercado e geralmente incluem estágios. São os Brevet de technicien supérieur (BTS), oferecidos em centros de formação, escolas e lycées públicos e privados em toda a França. Na área de informática, existem duas formações BTS: Serviços informatizados para organizações (opção infraestrutura e redes ou programas e aplicações) e Sistemas digitais – informática e redes.
Quem procura um curso completo de graduação, com duração de 3 anos, pode optar por um Bachelor universitaire de technologie (BUT), oferecido em Instituts universitaires de techonologie (IUT). Unindo teoria acadêmica e prática profissional, o diploma propõe habilitações em Informática, Multimídia e internet, Redes e telecomunicações e Engenharia elétrica e informática industrial. Para ter o título pleno de engenharia, porém, são necessários mais 2 anos de estudos, como veremos adiante no tópico Master.
Os cursos de Licence em universidades públicas francesas (universités), também com 3 anos de duração, possibilitam excelente domínio dos fundamentos da informática. Além das formações Informática e Matemática e informática, oferecidas em dezenas de universidades em toda a França, há outras formações (química, gestão, ciências da linguagem etc.) que propõem percursos ligados a informática.
E para quem já concluiu ao menos 2 anos no ensino superior, existe a possibilidade de ingressar em uma Licence Professionnelle, com duração de 1 ano, focada na qualificação profissional e na realização de estágios. Nessa formação, há diversas opções de especialização em ramos como logística, domótica, redes, sistemas de informação e bases de dados.
Consulte todas as opções no catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.
Master
No Master, com duração de 1 a 2 anos, são inúmeras as possibilidades de aprofundamento. Você pode ingressar em um programa de Master em Informática nas universités, muitas das quais oferecem diversas especializações: inteligência artificial, cibersegurança, ciência de dados, entre outras. Também em universités é possível encontrar formações em áreas que se conectam a informática, como biotecnologia, matemática, telecomunicações e até mesmo história.
Outro destaque vai para a formação plena em engenharia (diplôme d’ingénieur), que na França tem duração de 5 anos e, por isso, confere diploma Master. Muitas escolas de engenharia oferecem habilitação em informática, e algumas são focadas nesse segmento, como o Isep, a Epita, a Cesi e a Enseirb-Matmeca. Em alguns casos é possível ingressar a partir do terceiro ano (desde que o candidato já tenha completado 2 anos de graduação). Saiba mais sobre a formação em engenharia neste link.
Consulte todas as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.
Pós-Master e doutorado
Após o Master é possível se candidatar a um Mastère Spécialisé® (MS), diploma creditado pela Conférence des Grandes Écoles (CGE) com duração de 1 ano. Acompanhando as atualizações e mudanças do mercado, a formação capacita profissionais para funções de gestão, consultoria e liderança. Consulte as opções no site da CGE.
Outro caminho é desenvolver pesquisas de doutorado em uma escola doutoral francesa. São mais de 20 instituições com linhas de pesquisa ligadas a informática. Consulte as opções no anuário doutoral e saiba mais sobre doutorado e pós-doutorado na França.
Cursos em inglês
Há cada vez mais ofertas de formação em inglês na França, inclusive programas de Master of Science (MSc) e Master in Business Administration (MBA). Na área de informática, os cursos abrangem áreas como ciência da computação, inteligência artificial, engenharia de software, segurança digital e gerenciamento de sistemas. Faça uma busca neste catálogo.