Estude desenvolvimento sustentável na França
No combate às mudanças climáticas, o país oferece formações ligadas a sustentabilidade em diversas áreas do conhecimento
Um desenvolvimento que atende as demandas do presente sem comprometer as gerações do futuro: essa é a definição de desenvolvimento sustentável. Esse conceito se estabeleceu em conferências internacionais principalmente a partir da década de 1990 e vem ganhando mais força a cada ano, com a emergência das mudanças climáticas.
A França, que presidiu a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21) em 2015, é uma das nações mais avançadas no compromisso com a sustentabilidade em setores como agricultura, indústria, transporte e energia. Por esse motivo, há no país uma grande oferta de formações relacionadas ao desenvolvimento sustentável em diversas áreas do conhecimento, desde economia até química, engenharia, política e administração.
Graduação
Na graduação ou Licence, os estudos de desenvolvimento sustentável são multidisciplinares e podem ser desenvolvidos em diferentes cursos de Licence na França, com duração de 3 anos. Veja os principais:
• Geografia – As universités de Le Mans, Pau e Bordeaux Montaigne propõem percursos ligados ao desenvolvimento sustentável do território;
• Administração – Gestão para desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, na UCO Angers;
• Ciências – Ciências e práticas do meio ambiente na UniLaSalle, biologia na UCO Angers e tecnologias do desenvolvimento sustentável na Université Catholique de Lille;
• Engenharia – Muitas escolas de engenharia oferecem um percurso especializado em desenvolvimento sustentável. Na França, a formação de engenharia é desenvolvida ao longo de 5 anos e concede, ao final, um diploma de nível Master. Saiba mais nesta página.
Na área de engenharia, destacamos ainda a Bordeaux INP Ensegid, escola politécnica focada em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela propõe uma formação de 3 anos em gestão do meio ambiente, água e geologia, com a possibilidade de obter um duplo diploma em parceria com outras escolas de engenharia da França.
Além disso, tendo concluído 2 anos de graduação, é possível optar por uma Licence Professionnelle, formação de 1 ano com foco na inserção profissional e na realização de estágios. São diversas possibilidades de estudos relacionados a desenvolvimento sustentável, como agronomia, energia, urbanismo, comércio, marketing, construção civil e química industrial.
Consulte o catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.
Master
No nível de Master, a variedade de formações ligadas a desenvolvimento sustentável é ainda maior. Essa etapa é ideal para se aprofundar, dentro de seu campo de estudo, em teorias e práticas que valorizem o meio ambiente. Com duração de 1 a 2 anos, há mais de 80 cursos na França que abrangem os seguintes eixos:
• Direito, economia e gestão: direito e meio ambiente; gerenciamento de turismo e lazer sustentáveis; política econômica para transição ecológica; projetos de inovação social e ambiental; economia para desenvolvimento sustentável, energia e transporte; gestão do meio ambiente.
• Ciências, tecnologia e saúde: agroecologia, biodiversidade e desenvolvimento; biologia para gestão de ecossistemas; biotecnologia para desenvolvimento sustentável; engenharia civil, elétrica ou mecânica para sustentabilidade; química ambiental; gestão energética sustentável; produção de recursos agrotecnológicos.
• Ciências do meio ambiente, do território e da economia: energia e ecologia territorial; construções sustentáveis; eco-inovação; toxicologia do meio ambiente; transporte e desenvolvimento sustentável.
• Artes, letras e línguas: antropologia e interculturalidade para desenvolvimento sustentável; comunicação ecocidadã; formação de educadores em desenvolvimento sustentável.
• Ciências humanas e sociais: desenvolvimento local e sustentável em territórios emergentes; ética e ecologia; adaptação às mudanças climáticas; políticas ambientais; ética e ecologia.
Após 2 anos de Master, é possível se candidatar a uma formação de Mastère Spécialisé®, com duração de 1 ano, certificada pela Conférence des Grandes Écoles (CGE). Há cursos que focam em sustentabilidade nas áreas de gestão, agricultura, engenharia marítima e políticas públicas.
Consulte todas as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.
Cursos em inglês
Se você sonha em estudar na França, mas ainda não domina o idioma, conheça os cursos de Master oferecidos em inglês. Existem mais de 20 opções de formações ligadas a desenvolvimento sustentável nas áreas de agroecologia, biologia, química, engenharia, energia e urbanismo. Entre eles, destacamos a formação de duplo diploma MSc Sustainable Food Systems, parceria acadêmica entre França e Itália com foco na produção sustentável de alimentos. Consulte mais opções neste catálogo.