Estude esportes na França
Com uma visão integrativa do esporte, o país oferece formações para diferentes níveis de estudo
Às vésperas de sediar os próximos Jogos Olímpicos, em 2024, a França ocupa o quarto lugar no ranking Global Cup 2022, que classifica o desempenho dos países em competições esportivas todos os anos. O país também promove importantes torneios anuais, como o Tour de France (ciclismo), o Grand Prix de Fórmula 1 (automobilismo) e o Roland Garros (tênis).
Isso reflete um forte incentivo às atividades físicas e esportivas, que são praticadas regularmente por cerca de dois terços da população francesa. Além de ter uma boa estrutura de equipamentos esportivos, a França também investe na formação de técnicos e profissionais em todos os níveis. O objetivo é valorizar e promover o esporte como fonte de lazer, saúde, educação, cultura e convívio social.
Licence
O que conhecemos no Brasil como graduação em Educação Física corresponde, na França, à Licence de STAPS – Sciences et techniques des Activités Physiques et Sportives, com duração de 3 anos. Oferecida em universidades públicas (universités), ela pode ter cinco especializações: atividades físicas adaptadas e saúde; educação e motricidade; treinamento esportivo; ergonomia e performance motriz; gestão do esporte. É importante verificar as opções disponíveis em cada universidade de acordo com seu interesse. Além disso, há instituições privadas que propõem cursos de graduação em áreas ligadas ao esporte, como marketing, gestão e nutrição.
Também no nível de graduação, é possível realizar formações técnicas mais curtas, com duração de 2 anos, para instrutores. Um exemplo é o DEJEPS, qualificação profissional que propõe duas especialidades: perfectionnement sportif (voltado a um esporte específico) e animation socio-éducative ou culturelle (podendo se dividir entre promoção social e desenvolvimento de projetos). Ministrado em centros de formação como o CREPS e o CRF, o curso pode ser acessado por processos seletivos próprios ou pelo Parcoursup.
Outro diploma de 2 anos é o DEUST, proposto em algumas universidades francesas com três possibilidades de especialização na área de esportes. Essa formação pode ser acessada, em geral, pela plataforma Campus France.
Após 2 anos de graduação é possível ingressar em uma Licence Professionnelle, curso com duração de 1 ano e voltado à inserção profissional. Essa formação permite encaminhar diferentes percursos dentro do esporte, como atividades ao ar livre, turismo, jornalismo e gestão.
Acesse o catálogo de Licence para conhecer todas as opções e informe-se nesta página sobre os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.
Pós-graduação
No nível Master, com duração de 1 a 2 anos, as universités apresentam múltiplos caminhos de aprofundamento. Além das áreas de ciência e saúde exploradas pelo STAPS, é possível se especializar em outros aspectos do universo do esporte, como direito, psicologia, acessibilidade, administração e estratégias econômicas. Conheça as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.
Na área de esporte também é possível obter o diploma de Master of Science (MSc), certificado pela Conférence des Grandes Écoles (CGE), e especializar-se em domínios como nutrição, administração e esporte internacional. Algumas escolas oferecem cursos de Master in Business Administration (MBA) voltados a gestão e marketing do esporte.
Além disso, há formações Master oferecidas em inglês, especialmente em escolas de negócios. Alguns exemplos são a Kedge Business School, a Rennes School of Business, a EM Lyon Business Schoole a ESC PauBusiness School. Faça uma busca por cursos em inglês neste catálogo.
Após o Master, é possível desenvolver pesquisas de doutorado em uma escola doutoral francesa. As linhas de trabalho podem ser interdisciplinares e abranger temas como movimento, cognição, saúde e política pública. Consulte as opções no anuário doutoral e saiba mais sobre doutorado e pós-doutorado na França.
Outro caminho após o Master é realizar um Mastère Spécialisé®, diploma de especialização creditado pela CGE e oferecido, na área do esporte, pela Polytech Marseille, pela ESTACA e pela Audencia.
Instituições especializadas
Podemos perceber a valorização do esporte na França pela existência de instituições públicas de ensino especializadas em determinadas práticas, como equitação, esportes de montanha e esportes náuticos. Todas oferecem formações para diferentes perfis e segmentos. Para esportistas de alto nível ou profissionais do setor, vale conhecer as formações e atividades do INSEP, ligado às federações olímpicas e paralímpicas da França.