Estude turismo na França
País mais visitado do mundo, a França tem múltiplas possibilidades de formação em turismo
A França é o destino mais visitado do mundo e, por isso, o turismo desempenha um papel importante no país. Além de movimentar cerca de 8% do PIB francês, o setor é responsável por mais de 2 milhões de empregos (diretos ou indiretos).
Não à toa, são muitas as formações em turismo oferecidas na França. Trata-se de uma profissão essencial para manter o dinamismo e a excelência do mercado turístico no país, podendo se desdobrar em muitas atuações:
- Recepção: agências, guias turísticos e intérpretes
- Hospedagem: estrutura de hotéis, pousadas e campings
- Marketing: divulgação e relacionamento com o cliente
- Gestão: gerenciamento de estratégias e instalações
- Tecnologia: inovação, gestão de dados e turismo digital
O setor está em constante transformação, e os estudos acompanham essa efervescência. Existem formações adaptadas às mais variadas especialidades, como natureza, gastronomia e negócios, e também a diversos públicos, das crianças aos idosos.
Licence
O nível de graduação (Licence) na França tem duração de 3 anos e, dentro desse período, existem diversas possibilidades de estudos em turismo.
É possível iniciar por cursos técnicos, com duração de 2 anos e foco na inserção profissional: são os Brevet de Technicien Supérieur (BTS), ministrados em instituições públicas e privadas em mais de 100 cidades da França. Embora a habilitação em turismo seja a mais procurada, existem opções de BTS em hotelaria e até mesmo turismo em áreas rurais (BTSA Développement, animation des territoires ruraux).
Nos cursos de graduação das universidades públicas francesas (universités), o turismo é oferecido como percurso no último ano de diferentes campos de estudo (mentions), desde geografia até letras, economia e gestão. Assim, você pode escolher a aplicação turística de acordo com sua área de interesse. Também no último ano de graduação é possível cursar uma Licence Professionnelle, dedicada à qualificação profissional. Ambos os casos preveem a realização de estágios.
Existem alguns cursos Bachelor Universitaire de Technologie (BUT), ministrados em Instituts Universitaires de Techonologie (IUT) com duração de 3 anos, que oferecem o percurso em gestão de atividades turísticas, culturais e esportivas. Outra possibilidade são os cursos Bachelor em écoles ou instituições privadas, com duração de 1 a 3 anos, ministrados em francês ou inglês. Eles podem ter focos variados, como hotelaria, gestão ou turismo internacional.
Consulte o catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.
Master
No Master, com duração de 1 a 2 anos, são muitas as possibilidades de especialização em turismo. Veja alguns percursos oferecidos em diferentes áreas de estudo:
- Artes, letras, línguas: turismo cultural; interculturalidade; línguas aplicadas a turismo e negócios internacionais
- Direito, economia, gestão: gestão e estratégias do esporte e do turismo; turismo e hotelaria internacional; gestão de patrimônio e territórios turísticos
- Ciências humanas e sociais: gestão e valorização de patrimônios naturais e imateriais; turismo sustentável; engenharia turística e cultural; lazer e desenvolvimento territorial; gestão de indústria do turismo
- Ciência, tecnologia, saúde: gestão de turismo esportivo; lazer, turismo e inovação; turismo internacional, montanha e turismo digital
Entre as instituições públicas de Master especializadas em turismo, destacam-se o Institut de Recherce et d’Études Supérieures du Tourisme (IREST), na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e a ESTHUA, na Université d’Angers. Consulte todas as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.
Algumas formações também são oferecidas em inglês, ligadas a gestão, marketing, negócios digitais, eventos ou turismo do vinho, por exemplo. Faça uma busca por cursos em inglês neste catálogo.