Master em alternance
Como aliar estudos à experiência profissional
Na França, existe uma modalidade de cursos que permite que um estudante adquira um diploma e, ao mesmo tempo, tenha uma verdadeira experiência profissional. Essas são as chamadas formações em “alternance”.
Diferentes dos estágios obrigatórios, as formações em alternance geralmente são mais bem remuneradas e propõem outra repartição do tempo do estudante entre o trabalho e a universidade. Enquanto nos estágios os estudantes devem somente trabalhar por um período específico, que normalmente corresponde a 1 semestre, nas formações em alternance é possível passar 3 dias da semana na empresa e 2 no centro de formação, ou então uma semana na empresa e outra na instituição de ensino – tudo depende do formato do curso.
Existem inúmeras formações em alternance, desde o nível técnico até o Master. No entanto, somente dois tipos são acessíveis aos estudantes que ainda não completaram ao menos 1 ano de estudos na França: os cursos de Master reconhecidos pelo estado e as formações reconhecidas pela Conférence de Grandes Ecoles.
É possível realizar uma formação em aternance que não se enquadre em nenhuma das duas categorias, desde que o estudante já esteja no país há pelo menos 1 ano.
Além das vantagens financeiras, já que a empresa geralmente arca com os custos da formação e ainda garante um salário aos estudantes, as formações em altenance são vistas como uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho francês.
Visto de estudante
Para solicitar o visto de estudante, é necessário apresentar o aceite no Master e um contrato de aprendizagem devidamente validado pelo serviço competente (OPCP). Ainda é preciso comprovar recursos financeiros – eventualmente, os dados do contrato podem ser considerados na comprovação.