Checklist: prepare a sua chegada na França!
No próximo ano letivo, você já tem a garantia de que irá seguir os seus estudos na França. Encontre então, neste artigo, tudo o que será necessário fazer ao chegar no país!
O mais rápido possível antes da sua chegada à França
Antes de chegar na França, comece a procurar por uma acomodação o quanto antes. Há várias coisas que são possíveis de fazer remotamente.
Se você planeja procurar somente quando chegar ao país, lembre-se de reservar um lar temporário enquanto procura por um alojamento permanente.
Um mês antes da partida
Se você não é cidadão de um país europeu, tome as medidas necessárias para obter o seu visto pelo menos um mês antes da chegada. Você pode solicitá-lo no Consulado ou Embaixada da França em seu país assim que receber o certificado de admissão de sua instituição de ensino.
Se você é cidadão de um país da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça, não é necessário tirar um visto para estudar na França.
Pense no seu orçamento e verifique se o seu cartão bancário permitirá que você retire dinheiro durante a sua chegada. Caso o contrário, leve dinheiro. Mais tarde, você poderá abrir uma conta bancária francesa.
Uma semana antes da partida
- Notifique a sua instituição de ensino e qualquer anfitrião ou proprietário do seu alojamento antes de sua chegada.
- Arrume sua mala com roupas adequadas para todos os tipos de clima.
- Por fim, prepare os documentos necessários para a sua viagem e instalação, lembrando dos:
Documentos de identidade:
- Carteira de identidade;
- Passaporte;
- Certidão de nascimento (com tradução juramentada e cópia autenticada);
- Carteira de motorista (se pretende dirigir na França).
Documentos relacionados aos seus estudos:
- Certificado de registro em seu estabelecimento de ensino superior;
- Certificado(s) de nível de idioma (francês, inglês, etc.);
- Diplomas anteriores (tradução juramentada e cópia autenticada).
Documentos relacionados a sua viagem:
- Bilhetes de trem ou avião;
- Itinerário do aeroporto.
Documentos relacionados a sua instalação:
- Reserva do seu alojamento impressa;
- Documentos solicitados para entrada no alojamento;
- Lista detalhada com informações de seus contatos na França.
Não se esqueça de digitalizar ou tirar uma foto de seus documentos e enviá-los para você mesmo(a) por e-mail, ou salvá-los em uma nuvem. Dessa forma, será mais fácil de acessá-los.
Leve também o seu celular, um cartão bancário que pode ser utilizado na França e o documento original ou cópia do seu registo de saúde.
No dia da chegada
- Se você chegar de trem ou de avião, encontrará caixas eletrônicos na maioria das estações de trem e aeroportos. Se necessário, aproveite para sacar dinheiro.
- Se precisar pegar um meio de transporte público para chegar ao seu alojamento, compre bilhetes de transporte em um terminal automático ou em uma bilheteira. Esses locais aceitam pagamento com cartão de crédito.
- Em seu alojamento, resolva as formalidades necessárias para a sua instalação.
- Largue as malas, respire fundo e dê um passeio para conhecer o seu novo bairro!
Nas primeiras semanas após a sua chegada
Assim que chegar, há 6 passos muito importantes a serem dados. Você precisa cuidar deles imediatamente.
Pagamento da Contribuição Vida de Estudante e de Campus (CVEC)
Este é o primeiro passo a dar antes de todos os outros. Ele é obrigatória para que você possa realizar a sua matrícula em seu estabelecimento de ensino superior.
A CVEC custa 95 euros por ano. Você pode pagá-la na internet acessando o site www.cvec.etudiant.gouv.fr. Também é possível realizar o pagamento em dinheiro em uma agência dos correios.
Nosso conselho: guarde o certificado que será gerado após o pagamento. Ele será solicitado ao se registar na instituição de ensino.
A CVEC é paga ao CROUS para facilitar o acolhimento dos estudantes e o seu apoio social, sanitário, cultural e desportivo. Ela também financia ações de prevenção à saúde.
Todos os estudantes matriculados em formação inicial num estabelecimento de ensino superior francês, público ou privado, devem pagar esta contribuição, com exceção:
- Estudantes titulares de uma bolsa com base em critérios sociais geridos pelo CROUS ou uma bolsa paga por uma região;
- Estudantes beneficiados por uma bolsa do governo francês (BGF);
- Estudantes beneficiados pelo estatuto de refugiado ou que possuem proteção subsidiária;
- Estudantes registrados como requerentes de asilo e com direito a permanecer em território francês.
Em todos os casos, mesmo os alunos isentos do pagamento da CVEC devem acessar o site www.cvec.etudiant.gouv.fr para validar a sua isenção e receber um certificado que permitirá a matrícula nas instituições de ensino superior.
É bom saber: os alunos matriculados no BTS não são afetados pela CVEC porque estão matriculados em uma escola de ensino médio, e não em um estabelecimento de ensino superior. Eles não precisam se conectar ao site www.cvec.etudiant.gouv.fr; nenhum certificado será exigido deles.
Consulte nosso artigo 10 coisas para saber sobre a CVEC.
Inscrição em sua instituição de ensino superior
Apresente-se ao departamento de relações internacionais da sua instituição anfitriã. Aproveite a oportunidade para obter as informações necessárias para continuar seus estudos na França. Em seguida, dirija-se ao departamento de matrículas para finalizar a sua matrícula, realizar o pagamento das taxas necessárias e obter o seu cartão de estudante.
Abertura de uma conta bancária
Abrir uma conta bancária na França pode ser muito útil, especialmente para pagar contas (eletricidade, telefone, aluguel) e assinaturas (transporte, Internet). Você também poderá receber seus possíveis salários com mais facilidade e ter seus custos de saúde reembolsados diretamente. Um cartão de pagamento francês também permite que você pague a maioria de suas despesas e evita que você carregue grandes quantias de dinheiro.
Ter uma conta bancária é um direito reconhecido pela lei francesa. Um estudante estrangeiro residente na França pode abrir uma conta em qualquer banco francês. Os estabelecimentos bancários estão na maioria das cidades.
Compare ofertas de diferentes bancos. Os custos do cartão de saque, transferências internacionais e saques de dinheiro no exterior podem variar significativamente de um estabelecimento para outro.
Três documentos são necessários para abrir uma conta bancária: documento de identidade, comprovante de residência e certificado de escolaridade ou cartão de estudante. Se você estiver esperando por um alojamento permanente, é possível usar o endereço do departamento de relações internacionais da sua universidade algumas vezes.
Ao abrir uma conta bancária, você terá direito a um cartão e talão de cheques. Com uma declaração de conta bancária (RIB), você poderá facilmente configurar débitos automáticos para as suas contas ou assinaturas.
Caso tenha dificuldade para abrir uma conta, existe um procedimento conhecido como « droit au compte » (direito à conta). O Banque de France designará automaticamente um banco que será obrigado a abrir uma conta para você. Detalhes deste procedimento, documentos a serem fornecidos e associações que oferecem assistência estão no site.
Validação do titre de séjour
Se você veio para a França com um visto que exige validação, conclua este processo nos primeiros dias de sua chegada. Isso permitirá que você se registre no seguro social e viaje durante a sua estadia.
Saiba mais em: https://administration-etrangers-en-france.interieur.gouv.fr
“O que eu preciso para validar meu VLS-TS?”
Você irá precisar:
- De um endereço eletrônico (e-mail) válido;
- Das informações sobre o seu visto;
- De comunicar a sua data de chegada na França;
- De comunicar o endereço de sua residência na França;
- Um cartão de pagamento, para pagar online o imposto de emissão do titre de séjour.
Você não tem um cartão de pagamento?
Sem problemas! Você pode comprar um selo eletrônico em uma tabacaria ou em um terminal, e realizar o pagamento em dinheiro.
Para saber mais, consulte a nossa página sobre como validar seu VLS-TS ao chegar na França.
Inscrição na sécurité sociale
- Se você é um estudante europeu
Se tiver uma Carte Européenne d’Assurance Maladie (CEAM), não será preciso se registar na sécurité sociale. Você pode usar o seu cartão e receber tratamento na França. Este cartão é obtido em seu país de origem.
Os estudantes em causa são aqueles que possuem nacionalidade em um país da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça.
- Se você não é um estudante europeu
Você deve se inscrever na sécurité sociale. A inscrição é de forma feita on-line, no site do seguro de saúde dedicado a estudantes estrangeiros: https://etudiant-etranger.ameli.fr/#/. Ele está disponível tanto em francês como em inglês.
A inscrição é gratuita. Ela deve ser feita imediatamente após a matrícula em seu estabelecimento de ensino superior.
Esta etapa é obrigatória. Ela permitirá que uma parte de suas despesas médicas seja reembolsada.
Se você veio estudar na França com um visto de longa duração equivalente a uma autorização de residência (VLS-TS), você obterá uma carte de vitale que facilitará seus reembolsos. É a validação do seu titre de séjour que lhe permitirá obtê-la.
Se você veio com um visto temporário de longa duração (VLS-T), não será possível obter uma carte de vitale, mas ainda poderá se beneficiar da cobertura de suas despesas médicas durante a sua estadia.
Se desejar, é possível escolher uma companhia de seguros que permitirá que você complete seus reembolsos de despesas médicas.
Nosso conselho: consulte o artigo sobre “saúde, previdência social e fundos mútuos” para obter mais detalhes.
Durante o primeiro mês
- Dirija-se ao departamento de assistência estudantil da sua instituição de ensino ou à UFR para obter o seu calendário.
- Faça uma visita à biblioteca da sua instituição para verificar se o seu cartão está funcionando corretamente (seu cartão de estudante geralmente funciona como um cartão da biblioteca).
- Acesse também o CROUS para conhecer os serviços de alimentação universitária, atividades culturais e outros benefícios.
- Se sua instituição oferece uma semana ou fim de semana de integração, não hesite em participar: é uma boa maneira de conhecer outros estudantes e praticar seu francês.
- Por fim, entre em contato com as associações de estudantes para se informar sobre as atividades que acontecerão ao longo do ano letivo.