Estude matemática na França
Um dos principais países da matemática, a França oferece formações de excelência com destaque internacional
A França é uma das grandes potências da matemática: logo após os Estados Unidos, é o segundo país com mais ganhadores da Medalha Fields, o mais importante prêmio concedido a matemáticos no mundo. Outras prestigiadas premiações da área, como Abel e Wolf, também já reconheceram diversas vezes as contribuições dos franceses para a matemática.
Não à toa as universidades francesas têm tanta tradição e influência internacional. Três delas, Université de Paris, École Normale Supérieure (ENS) e Collège de France, estão entre as dez instituições mais presentes na formação de medalhistas Fields. O exemplo mais recente é fruto de uma parceria franco-brasileira: o matemático Artur Ávila, que recebeu sua medalha em 2014, desenvolve estudos na França desde 2001 e hoje é diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).
Excelência, inovação e cooperação internacional são alguns dos motivos que fazem da França um dos melhores países para se estudar matemática. Desde a graduação até o pós-doutorado, os estudos dão conta dos principais desafios em todas as especialidades da área.
Licence
Existem formações preparatórias com duração de um ou dois anos para ingressar nas grandes escolas de engenharia, muitas vezes ligadas à matemática e à física: são as chamadas Classes préparatoires aux grandes écoles (CPGE), oferecidas em lycées e acessadas via Parcoursup.
A graduação em matemática tem duração de três anos e pode ser cursada em universidades públicas francesas. Os dois primeiros anos, na maior parte dos cursos, oferecem estudos de base em matemáticas puras e aplicadas, além de uma formação multidisciplinar em ciências (física, química, informática).
É possível então escolher áreas de especialização, que variam de acordo com cada universidade: desde informática até gestão, estatística, economia, topografia, sociologia e ciências da linguagem. Em alguns cursos, essa especialidade já é passada desde o primeiro ano.
Após dois anos cursados no ensino superior, o estudante pode também se candidatar a uma Licence Professionnelle em matemática. Com duração de um ano, a formação tem foco profissional e normalmente inclui estágios e projetos práticos.
Descubra todas as opções no catálogo de Licence.
Master
São diversas as possibilidades de especialização em um Master em matemática. Com duração de um a dois anos, os programas podem se voltar à pesquisa ou à atuação profissional e abrangem áreas como informática, estatística, criptologia, finanças, ciências atuariais e matemáticas puras. Certas escolas de engenharia também oferecem formações de engenharia com especialização em matemáticas aplicadas.
Existem cada vez mais opções de cursos em inglês, aplicados a diferentes contextos, como biologia, negócios, ciências humanas e astrofísica.
Consulte aqui o catálogo de Master.
Doutorado e pós-doutorado
Depois de concluir o Master, o estudante pode se candidatar ao doutorado em uma escola doutoral francesa e trabalhar no desenvolvimento de pesquisas. No anuário doutoral você encontra mais de 80 possibilidades de linhas de pesquisa em matemática, com programas que abrangem não só estudos fundamentais e aplicados da matemática, mas também dialogam com campos como biologia, economia e meio ambiente.
Na área de ciências exatas, é possível se candidatar diretamente a temas de pesquisas já disponibilizados pelos pesquisadores franceses, sem apresentar um projeto prévio. É necessário obter financiamento para o doutorado. Saiba mais na nossa página especial sobre doutorado e pós-doutorado na França.