Estude Luxo na França

Na França, o setor do luxo é dinâmico e vai de encontro com inúmeros domínios, tais como moda, imobiliário, turismo, joalheria, cosméticos, hotelaria, perfumaria, e até gastronomia. Os grupos franceses LVMH, Kering, L’Oréal, Chanel e Hermès, de grande peso no mercado mundial de produtos de luxo, representam quase um quarto das vendas totais do Top 100 do setor. Consagrado como o país do luxo, a França é o 3º exportador de artigos de couro do mundo.

O Comitê Colbert, uma associação de 115 membros fundada em 1954, é responsável por promover o conhecimento e o artesanato franceses no domínio do Luxo. O desafio encontrado tem sido o de recrutar e formar artesãos com perfis únicos e qualificados. A maior parte dos grupos oferece formações internas, em suas próprias escolas, ou em parceria com os lycées franceses. Van Cleef & Arpels, Longchamps, Cartier e Hermès criaram suas próprias escolas e programas de formação.

Na França, o setor do luxo oferece numerosas oportunidades de emprego e garante a distribuição de vagas em setores diversificados. Louis Vuitton, Coco Chanel, Christian Dior, Yves Saint-Laurent, Chantal Thomass e Coqueline Courrèges, criadores franceses, são reconhecidos e valorizados em todo o mundo por seu conhecimento único que constitui um precioso patrimônio cultural.  

 

Internacional

O setor do luxo é o setor econômico no qual a França mais se destaca no plano internacional. A proeminência de grandes marcas francesas no mercado mundial é reconhecida: de 270 marcas de luxo, 130 são francesas. O estatuto Made in France é uma garantia proveitosa e valorizada neste setor.

Os atores do luxo sediados na França detêm a maior parcela do mercado (23,5%) no total de vendas de produtos de luxo. Cinco grupos franceses figuram no Top 10 mundial do luxo: LVMH (com 75 maisons de alta costura), Kering, L’Oréal, Chanel e Hermès.

Elsa Schiaparelli, Alan Geaan, Charles Frederick Worth, Alexander McQueen, Paco Rabanne, Issey Miyake, John Galliano, Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Kenzo Takada, Karl Lagerfeld e Kim Jones são criadores estrangeiros que se estabeleceram na França.

Os desfiles parisienses (Fashion Week, Who’s Next, ...) e apresentações de coleções são beneficiados por uma aura internacional e atraem jornalistas e personalidades do mundo inteiro todos os anos.

 

Formações

Diversas formações relacionadas ao Luxo são possíveis:

Licence

Diplôme National des Métiers d’Art et du Design (DNMADE)

Diploma nacional – 3 anos de estudos superiores (L3)

Sanciona o primeiro ciclo em ESAA (École Supérieure d’Arts Appliqués) e confere o diploma de Licence. Com especialização em um artesanato particular, este diploma transmite os conhecimentos tradicionais do campo profissional escolhido, propondo diferentes atividades, tais como:

  • Artes têxteis;
  • Figurinista;
  • Materiais;
  • Moda;
  • Ornamento.

 

Licence Professionnelle

Oferecido em uma dezena de Universidades e nas ESAA, em diferentes habilitações:

  • Arts, Lettres, langues mentions Métiers de la mode; Métiers des arts culinaires et des arts de la table;
  • Sciences, Technologies, santé mention Habillement, mode et textile;
  • Droit, économie, géstion mentions Métiers du commerce international; Commerce international des produits de luxe.

 

Títulos profissionais reconhecidos pelo RNCP

3 anos de estudos superiores (equivalente ao L3):

5 anos de estudos superiores (equivalente ao M2):

  • Marketing et Management Mode et Luxe

IBSM Mode & Marketing: www.campusart.org/artsearch/#/program/1202 

École Conte: www.campusart.org/artsearch/#/program/341 

ESMOD: www.campusart.org/artsearch/#/program/828 

 

Master

  • Master Inovação, Design e Luxo, diploma nacional com dois anos de duração, proposto pela Université Gustave Eiffel na filière Droit, économie, gestion mention Marketing et vente
  • Master Marketing e Estratégia, diploma nacional com dois anos de duração, proposto pela Université Paris Dauphine – PSL na filière Marketing et stratégie mention management du luxe
  • Master Moda e Matéria (EnaMoMa by OS), programa em co-criação por três membros da Université Paris Sciences et Lettres (PSL): Dauphine – PSL, Mines Paris – PSL e École nationale supérieure des Arts Décoratifs (ENSAD). Os campos de aplicação vão do prêt-à-porter ao setor de luxo: www.campusart.org/artsearch/#/program/648
  • Diplôme Supérieur des Arts Appliqués (DSAA): diploma nacional (M2) que permite aperfeiçoar o domínio artístico em diversas opções como joalheria, marroquinaria, design têxtil, etc.

 

Master of Science (MSc)

 

Diplôme Universitaire (DU)

  • DU Recherche de provenances des oeuvres d’art : circulations, spoliations, trafics illicites et restitutions, de nível M2, criado pela Université Paris-Nanterre. Esta formação visa formar pesquisadores de origem de obras artísticas, especialmente os diplomados e profissionais da história da arte e/ou do direito, assim como aqueles inseridos em instituições museológicas, internacionais e no mercado da arte e do luxo: www.campusart.org/artsearch/#/program/1218 

 

Pós Master

Mastères Spécialisés (MS) - Diploma de estabelecimento – 1 ano de estudos superiores (Bac+6)

Certificado pela Conferência das Grandes Écoles (CGE), a formação em Mastère Spécialisé permite a obtenção de um diploma de estabelecimento que atesta uma dupla competência.


 

Conheça também outras instituições muito presentes nessa área que contribuem para o Luxo na França esteja sempre em ascensão:

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 27/11/2023 à 21:10*
Atualizado em 27/01/2025 à 12:32*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités