Estude letras na França
Estudar letras na França é ter acesso a formações de excelência em um ambiente de tradição e de diversidade literária
País com maior número de prêmios Nobel de literatura, a França é o berço de tantos autores consagrados da prosa, poesia e crítica literária universal. É também espaço de confluência de escritores vindos de outros países francófonos, como Bélgica, Ruanda e Costa do Marfim.
Estudar letras na França é mergulhar nesse ambiente rico em tradição, criatividade e diversidade. A formação combina o estudo minucioso das palavras e uma visão mais ampla sobre a cultura de uma língua, o que permite desenvolver capacidades de reflexão e redação, além de uma sólida bagagem cultural.
Os estudos são variados: podem se centrar sobre literatura, pesquisa, línguas estrangeiras ou formações profissionalizantes nas áreas de edição, tradução e mediação cultural. O estudante pode se candidatar a diversos cursos em universidades públicas ou a formações de excelência em grandes écoles.
Classes préparatoires e écoles
Existem cursos preparatórios com duração de um ou dois anos para ingressar nas grandes escolas de humanidades: são as chamadas Classes préparatoires aux grandes écoles (CPGE), oferecidas em lycées. Os cursos variam de acordo com a área pretendida e podem ser acessados via Parcoursup.
As grandes escolas têm concursos seletivos e propõem formações multidisciplinares em letras, como a École normale supérieure (ENS) ou a École nationale des Chartes.
Licence
Um estudante de letras pode seguir muitos percursos na graduação francesa, com duração de três anos. Os dois principais são lettres classiques e lettres modernes: enquanto o primeiro tem um programa orientado para literatura francesa e estudos clássicos de grego e latim, o segundo aborda o desenvolvimento das línguas modernas, literatura francesa e literatura comparada.
Existem percursos voltados a idiomas além do francês, como Langues, littératures et civilisations étrangères et régionales (LLCER), que se dedica a uma ou mais línguas estrangeiras, incluindo sua literatura e sua cultura. Já a menção Langues étrangères appliquées (LEA) prepara o estudante para trabalhar com línguas estrangeiras em contextos de empresas, projetos e traduções profissionais.
As universidades podem oferecer também certas formações com focos específicos, como ciências da linguagem, pesquisa, edição, escrita e ensino, ou até duplos diplomas combinados com filosofia e história da arte, por exemplo.
Descubra todas as opções no catálogo de Licence.
Master
São inúmeras as possibilidades de especialização em um Master de letras, com duração de um a dois anos. O estudante pode aprofundar seus estudos sobre culturas e literaturas específicas além da francesa, como por exemplo:
- literatura anglófona
- cultura ibérica e latino-americana
- estudos orientais
- estudos clássicos
- literatura infantil
- literatura e artes
Também existem diversos programas que preparam profissionalmente para atividades de tradução, documentação, ensino, turismo e comércio internacional.
Além das universités, são oferecidas excelentes formações de pesquisa em grandes écoles como a École des hautes études em sciences sociales (EHESS), a École des hautes études en sciences de l’information et de la communication (CELSA) e a École normale supérieure (ENS). Também existem formações voltadas para documentação e conservação em instituições como a ENSSIB e o INTD.
Consulte aqui o catálogo de Master.
Doutorado e pós-doutorado
Depois de concluir o Master, o estudante pode se candidatar ao doutorado em uma escola doutoral francesa e trabalhar no desenvolvimento de pesquisas. No anuário doutoral você encontra mais de 200 possibilidades de linhas de pesquisa em letras, com programas que vão desde língua francesa até literatura eslava, chinesa ou latino-americana.
Saiba mais na nossa página especial sobre doutorado e pós-doutorado na França.