Inscrição administrativa e pedagógica nas instituições francesas

Mise à jour le

Se você irá estudar na França como aluno(a) regular, ou seja, sem estar vinculado a um programa de intercâmbio acadêmico, será necessário realizar a sua inscrição nas universidades francesas. Essa inscrição se assemelha ao que chamamos de matrícula no Brasil e envolve dois processos principais: a inscrição administrativa e a inscrição pedagógica. 

Inscrição Administrativa

Após a escolha oficial de seu curso, você receberá, por parte da sua instituição francesa, informações para realizar a inscrição administrativa. Esse processo tem um prazo determinado pela instituição e pode ser realizado online ou presencialmente (dependendo das orientações da instituição).

Documentação Necessária

Prepare a documentação necessária, que geralmente inclui:

  • Diploma de ensino médio ou equivalente.
  • Histórico acadêmico.
  • Comprovante de proficiência em francês (se aplicável).
  • Cópia do passaporte e visto.
  • Fotografias recentes.
  • Carta de pré-inscrição e aceite

Pagamentos

Nesse momento, você pagará as taxas de anuidade da formação que escolheu. Os valores e modalidades de pagamento dependem de cada instituição. Nesse momento, também será necessário já ter pago a taxa da CVEC.

Por fim, você receberá a sua carteirinha de estudante ou o “Certificat de Scolarité” e já poderá usufruir dos serviços e instalações da instituição de ensino.

Inscrição Pedagógica

Além da inscrição administrativa, há também a inscrição pedagógica. Normalmente, as duas inscrições ocorrem simultaneamente. 

Nessa inscrição, você fará a escolha de cursos e disciplinas, além da indicação de orientador(a), se for o caso. Algumas universidades permitem que você escolha suas disciplinas online através de uma plataforma específica ou pessoalmente no departamento.

Aconselhamos que participe das atividades de orientação oferecidas na semana de acolhimento para conhecer melhor a universidade, seu campus e os recursos disponíveis para os alunos.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir