Estude governança pública na França
As formações cobrem diferentes áreas relacionadas ao funcionamento de instituições públicas
Governança é um termo associado ao bom funcionamento de uma instituição e sua atuação na sociedade, podendo abranger organizações de diversos níveis. Na França, onde está localizada a sede do Parlamento Europeu, a governança pública tem uma posição de destaque. O país busca desenvolver políticas de cooperação administrativa europeia e internacional, reforçando a estrutura do Estado e dialogando com as conjunturas diplomáticas, econômicas e culturais.
Os estudos em governança pública na França cobrem diferentes áreas relacionadas, como direito, gestão, economia e relações internacionais. É possível, por exemplo, especializar-se em certos campos de atuação, realizar estágios, desenvolver pesquisas, participar de formações nacionais para o serviço público e cursar programas em parceria com outras instituições da Europa.
Licence
Na graduação (Licence) em universidades públicas francesas (universités), os estudos em governança têm duração de 3 anos e podem se enquadrar nas seguintes áreas:
- Direito, economia e gestão: administração pública; administração econômica e social; concepção e governança de projetos sustentáveis; governança e enquadramento das organizações; gestão pública; segurança de bens e de pessoas.
- Ciências humanas e sociais: administração econômica e social; ciência política e gestão pública; ciências sanitárias e sociais; história; sociologia.
A formação em governança pública também pode ser feita no último ano da graduação como uma Licence Professionnelle, diploma focado na qualificação profissional. As opções são: administração e coletividades territoriais; segurança de bens e de pessoas; organização do território e urbanismo.
Faça uma busca no catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.
Master
No nível de Master, com duração de 2 anos, é possível seguir diferentes especialidades, como direito, finanças, relações internacionais, políticas territoriais, sanitárias e ambientais. Em alguns programas, o segundo ano do Master é dedicado a uma especialização profissional, prevendo a realização de estágios.
Existem também opções de formações de Master em inglês, com uma ampla gama de áreas de estudo, por exemplo: governança internacional, diplomacia, saúde pública, negócios europeus, gestão do território e políticas públicas. Consulte neste link o catálogo de cursos em inglês.
Outra possibilidade é obter um duplo diploma, realizando a formação em parceria com instituições de ensino na Europa:
- Master Européen de Gouvernance et d’Administration (MEGA): diploma franco-alemão organizado pelo Institut National du Service Public (INSP) com períodos de estudo na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Universität Potsdam, INSP Strasbourg e Humboldt-Universität zu Berlin.
- Management & Public Affairs: ministrado em inglês, o programa é uma parceria entre a HEC Paris e a Freie Universität Berlin (Alemanha).
- Master Erasmus Mundus – Europubhealth+: programa multidisciplinar coordenado pela École des Hautes Études en Santé Publique (EHESP), permite realizar a formação em uma seleção de 8 instituições europeias, sendo 3 delas na França.
Além disso, algumas instituições francesas oferecem ciclos e concursos próprios para a formação de agentes públicos, abertos também a estudantes estrangeiros. Entre elas, podemos destacar o Institut national du service public (INSP), a École nationale de la magistrature (ENM), as Écoles Nationales des Douanes e o Institut Régional d’Administration (IRA) em Bastia, Lille, Lyon, Metz e Nantes.
Doutorado e pós-doutorado
Após o Master, é possível se candidatar ao doutorado em uma escola doutoral francesa e trabalhar no desenvolvimento de pesquisas em governança pública. No anuário doutoral você encontra dezenas de linhas de pesquisa em governança pública dentro das áreas de direito, economia, gestão, política e ciências sociais. Saiba mais nesta página sobre doutorado e pós-doutorado na França.