
França é um dos países mais influentes do mundo
O país tem alcançado altas colocações no “The Soft Power 30”, ranking mundial que classifica os países mais influentes do planeta
Soft Power (poder de convencimento ou poder suave) é uma expressão usada pela teoria das relações internacionais para descrever a habilidade que um corpo político (como um Estado) tem de influenciar outro, convencendo esse outro a querer alcançar o mesmo objetivo, sem utilizar meios violentos.
The Soft Power 30 é um importante ranking que classifica os 30 países que melhor usam esse poder atualmente e, consequentemente, que possuem maior influência mundial. A França é um dos países que mais se destaca, estando atualmente na segunda colocação, na frente de países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e Canadá. O país nunca ficou fora do top 5 e, em 2017, conquistou a primeira colocação.
O ranking é promovido desde 2015 pela Portland, agência britânica de comunicação e pelo Center on Public Diplomacy da University of Southern California. Para fazer a classificação, são estudados mais de 60 países de diferentes regiões, escolhidos por representar grandes potências mundiais na atualidade. Os principais aspectos levados em consideração sobre os países estudados são:
- Governo: qualidade das instituições políticas;
- Cultura: área de atratividade cultural
- Educação: reputação do sistema de educação superior
- Inovação e economia: atratividade da economia
- Tecnologia: nível de compromisso com a tecnologia
Para a montagem da classificação, também são levadas em conta pesquisas feitas com milhares de pessoas em diferentes países, permitindo a integração de dados subjetivos ao ranking global.
O destaque da França no The Soft Power 30 ao longo dos anos só confirma e excelência do país em áreas como economia, educação e tecnologia. A França, além de uma grande potência mundial, é um dos países mais influentes do mundo. Que tal fazer dela o seu destino de estudos?
Notícias recomendadas

