Estude fotografia na França

Berço da fotografia, o país propõe estudos atualizados que unem técnica, criação e reflexão

É impossível contar a história da fotografia sem falar na França, onde foi apresentada, em 1839, a primeira máquina fotográfica do mundo: o daguerreótipo. Era o início de uma técnica que transformaria diversos aspectos da sociedade – e que segue cada vez mais presente em nosso cotidiano. 

Essa tradição se mantém forte na França graças a uma série de escolas especializadas e festivais anuais, como o Rencontres Arles e o Circulation(s). Os estudos em fotografia no país se destacam por valorizar a técnica, a criação e a reflexão, buscando formar profissionais preparados para lidar com as mudanças que vêm ocorrendo no mundo das imagens. Com essa formação, é possível atuar não só na produção de fotos para diferentes segmentos (moda, jornalismo, publicidade, entre outros), mas também em áreas como edição, acervo e pesquisa.

Como veremos a seguir, muitas das formações em fotografia na França estão integradas a cursos de artes. De modo geral, elas podem ser acessadas pela plataforma Campus France, pelo CampusArt (plataforma online que reúne escolas de arte) ou por processos próprios de cada instituição.

Escolas de fotografia e formações técnicas

Nas diversas instituições especializadas em fotografia na França, é possível encontrar formações generalistas de excelência e também cursos específicos de curta duração. Destacamos as seguintes escolas: 

École nationale supérieure de la photographie (ENSP) – Propõe uma formação altamente qualificada, com duração de 5 anos, que corresponde ao nível de Master. Oferece também diversos cursos de menor duração. 

École nationale supérieure Louis Lumière (ENSLL) – Sua formação em fotografia pode ser acessada após a conclusão de 2 anos no ensino superior. Tem duração de 3 anos, conferindo um diploma Master.

ETPA Toulouse – Oferece formações iniciais de 2 anos e um curso de aprofundamento de 1 ano, que permite obter o título de fotógrafo profissional pelo RNCP, no nível de graduação (Licence).

Podemos citar também a EFET e a École de Condé, que oferecem cursos de graduação com duração de 3 anos, inteiramente dedicados à fotografia.

Além disso, para quem busca formações técnicas, com foco na inserção profissional, uma boa opção é o Brevet de Technicien Supérieur (BTS) em fotografia. Com duração de 2 anos, o curso é ofertado em instituições públicas e privadas que podem ser acessadas via Parcoursup ou processos de candidatura específicos. 

Se você busca cursos em inglês, a Spéos propõe cursos profissionalizantes que podem durar de 5 meses a 3 anos, possibilitando formações gerais ou específicas. Para conhecer mais cursos em inglês na França, consulte este catálogo.

Escolas de artes

A fotografia é uma das disciplinas dos cursos nas escolas de belas artes (écoles), que oferecem uma formação artística de 5 anos, dividida em dois ciclos: o Diplôme National d’Art (DNA), com duração de 3 anos e nível de graduação ou Licence, e o Diplôme National Supérieur d’expression Plastique (DNSEP), com duração de 2 anos e nível de Master. Para saber mais sobre os estudos de artes na França, clique aqui

Ao longo da formação nas écoles, a fotografia pode ser uma das linguagens artísticas desenvolvidas pelo estudante. É importante consultar o programa das escolas de seu interesse para conhecer as especialidades disponíveis. A École des arts decoratifs de Paris (ENSAD), por exemplo, propõe um percurso específico para fotografia e vídeo. 

Após o nível Master, é possível prosseguir os estudos em formações de 1 a 3 anos nas écoles, com o objetivo de desenvolver pesquisas e experimentações artísticas no campo da fotografia. 

Formações em universidades 

Nas universidades públicas francesas (universités), a fotografia também faz parte do currículo básico de Artes. Ao longo de 3 anos, essa formação inclui conteúdo teórico multidisciplinar e ateliês práticos. Alguns cursos possibilitam a ênfase em fotografia, por exemplo: 

Arts du spectacle na Université Lumière Lyon 2, com percurso em fotografia e cinema a partir do segundo ano;

Médiation culturelle na Université Paris 3, com percurso em fotografia e audiovisual a partir do segundo ano;

Arts plastiques na Université Paris 8, com menção em fotografia no terceiro ano.

Também existem opções de Licence Professionnelle (LP), que têm duração de 1 ano e podem ser acessadas após 2 anos de estudos no ensino superior, com foco na qualificação profissional. Um exemplo é a formação em gestão e edição de acervos fotográficos e audiovisuais, na Université de Lille.

Consulte o catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França. 

No nível Master, ao longo de 2 anos, a fotografia também pode ser estudada no campo das artes. Nessa área, destacamos o programa especializado Pratiques, histoires, théories de la photographie, voltado à pesquisa e à criação fotográfica, na Université Paris 8. Conheça todas as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.  

Para o desenvolvimento de pesquisas de doutorado, há mais de 30 escolas doutorais que oferecem linhas de pesquisa diversas no campo das artes, podendo abranger estudos em fotografia. Consulte no anuário doutoral aquelas que mais se encaixam no seu projeto.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 22/11/2022 à 19:02*
Atualizado em 22/11/2022 à 19:08*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités