Formalidades na chegada
Ao chegar na França, você deve rapidamente tomar algumas providências, indispensáveis para estar em ordem com as autoridades francesas de imigração:
Pagar a Contribution vie étudiante et de campus (CVEC)
Confirmar sua inscrição na instituição em que foi aceito, universidade ou escola;
Fazer a validação online do visto. Este procedimento é obrigatório somente para o visto de estudante long séjour valant titre de séjour (VLS-TS).
Confira essas e outras dicas a seguir:
Atualização: 3 de agosto de 2022
A França se organizou para que você possa chegar ao seu estabelecimento de acolhimento com total segurança sanitária. Desde o dia 1º de agosto de 2022, o sistema de controle de saúde nas fronteiras foi suspenso. Sempre recomendamos que você seja totalmente vacinado(a) antes da sua partida.
Após levantamento dos controles de saúde nas fronteiras, para chegar na França:
- Estudantes e pesquisadores estrangeiros não têm mais nenhuma formalidade a cumprir antes de sua chegada. A apresentação do passe de saúde não poderá mais ser exigida, independentemente do país de origem;
- Nenhum outro comprovante de viagem (o "motivo convincente") poderá ser exigido;
- Estudantes e pesquisadores estrangeiros não precisam mais apresentar declaração juramentada de não contaminação e compromisso de realizar teste antigênico ou exame biológico na chegada ao território francês.
Pagamento da Contribution vie étudiante et de campus (CVEC)
A Contribution vie étudiante et de campus é uma taxa obrigatória para os estudantes franceses ou estrangeiros admitidos em formação inicial. Ela é transferida ao CROUS para facilitar o acolhimento e acompanhamento de saúde, social, cultural e esportivo, além de financiar ações de saúde preventiva.
Este é o primeiro procedimento a ser cumprido, obrigatório para a realização da inscrição na instituição de ensino superior.
A contribuição custa 103 euros por ano (2024-2025) e pode ser paga através do site cvec.etudiant.gouv.fr. Também é possível realizar o pagamento em uma unidade dos correios da França.
Nosso conselho: guarde com cuidado o atestado gerado após o pagamento. Ele será solicitado no momento da sua inscrição na universidade.
• Todos os estudantes inscritos em formação inicial em um estabelecimento de ensino superior francês, público ou privado, devem pagar a taxa, exceto:
• Titulares de bolsas de critério social do CROUS ou bolsas financiadas por regiões
• Estudantes que irão cursar Brevet de Technicie Supérieur (BTS), Diplôme des Métiers d’Art (DMA) ou uma formação contábil em lycée,
• Estudantes inscritos em formação contínua cujo custo será coberto por um empregador,
• Estudantes em programa de intercâmbio sob convênio entre sua instituição de origem no estrangeiro e instituição de ensino na França. Esses estudantes não são inscritos administrativamente na França.
De toda forma, mesmos os estudantes exonerados do pagamento da CVEC devem se conectar ao site para validar suas exonerações e receber um atestado que permitirá a inscrição na instituição de ensino superior.
Para obter mais informações, acesse o artigo 10 coisas que você precisa saber sobre a CVEC.
CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
É um procedimento obrigatório para todos os estudantes. A inscrição no ensino superior francês é anual e individual. O procedimento é idêntico em todas as universidades, e diferenciado em outros tipos de instituição.
Nas universidades, a inscrição definitiva acontece em duas etapas:
Inscrição administrativa
Antes de ir para a França, você receberá uma carta de admissão que deverá ser apresentada ao Consulado francês no Brasil para a obtenção do visto de categoria “estudante”. O visto não pode ser solicitado na França. Para mais informações, consulte a rubrica Visto de Estudante.
Inscrição pedagógica
Esta segunda parte da inscrição deve ser feita na França e refere-se diretamente à escolha das disciplinas e grade horária.
As outras instituições de ensino superior possuem seus próprios regulamentos de matrícula, que comunicam aos estudantes antes da viagem. É preciso estar atento aos documentos solicitados – muitas vezes, é necessário apresentar documentos originais.
VALIDAR SEU VISTO DE ESTUDANTE
O procedimento de validação é obrigatório somente para aqueles que obtiveram um visto de longa duração VLS-TS ETUDIANT AUTORISE TRAVAIL LIMITE 60% DUREE LEGALE.
Ao chegar na França, você tem até 3 meses para validar seu visto de estudante long séjour valant titre de séjour (VLS-TS). O procedimento deve ser feito inteiramente online através do site: https://administration-etrangers-en-france.interieur.gouv.fr
ATENÇÃO: Se este procedimento não for cumprido, o visto perde sua validade três meses após a data da emissão.
O que é necessário para validar seu visto VLS-TS?
- Endereço de email válido
- Informações do visto
- Comprovante da data de chegada na França
- Endereço de residência na França
- Cartão bancário para pagamento da taxa
Caso não possua um cartão bancário, você pode comprar um selo eletrônico (timbre électronique) e pagar em dinheiro.
Etapas da validação online
- Acessar o site: https://administration-etrangers-en-france.interieur.gouv.fr
- Inserir as informações indicadas em seu visto: número do visto, período de validade, data de emissão e motivo da permanência;
- Preencher informações complementares: situação familiar, número de telefone e email para contato
- Indicar a data de chegada na França e seu endereço no país
- Pagar taxa de 60 euros com um selo eletrônico (timbre électronique) comprado no próprio site ou em um ponto de venda autorizado, como um bureau de tabac
- Baixar a confirmação de validação do VLS-TS
Pronto, seu visto está validado!
Você receberá dois e-mails:
- Um primeiro email indicando dados de acesso ao seu espaço pessoal no site, onde ficará disponível para download a confirmação da validação do visto.
- Um segundo email confirmando as informações inseridas online. Este email de confirmação também pode ser baixado.
RENOVAR O VISTO
Após um ano na França, aquele que desejar renovar a permanência no país deverá solicitar uma “carte de séjour” não mais junto ao OFII, mas à Préfecture da cidade de sua residência. Essa solicitação deve ser feita dois meses antes do visto «valant titre de séjour» expirar. É aconselhável que o solicitante conserve sempre os comprovantes importantes relativos aos estudos, acomodação e recursos financeiros (todos os extratos bancários). Esses documentos poderão ser exigidos no momento da renovação do visto.
Para renovar o visto, os residentes em Paris devem obter mais informações junto à Préfecture de Police. Residentes em outras localidades devem procurar a préfecture ou a sous-préfecture de sua região.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
Isolamento e acomodação
Se você precisar respeitar um período de isolamento durante sua estadia na França:
- Fique em casa o máximo possível
- Evite ao máximo o contato com outras pessoas
- Use uma máscara caso compartilhe acomodação
- Observe sua temperatura corporal
- Relate quaisquer sintomas a um médico imediatamente
- Avise o seu anfitrião com antecedência para que ele tome as medidas cabíveis (desinfecção, etc.).
Ao chegar à França, também recomendamos que você:
- Siga as informações oficiais do governo francês
- Baixe o aplicativo governamental TousAntiCovid
- Entre em contato com sua instituição anfitriã para suporte remoto em sua recepção