Estude cinema na França
A formação francesa é reconhecida internacionalmente nos campos teóricos e práticos do cinema, em suas mais variadas especialidades
Estudar cinema na França é mergulhar em um ambiente cheio de tradição e experimentação. País onde foi criado o cinema, graças aos irmãos Lumière no final do século XIX, a França é até hoje um dos mais importantes da sétima arte. Seus cineastas sempre se destacaram pela inovação e pela sensibilidade, e o famoso Festival de Cannes continua sendo, desde 1946, uma das principais vitrines do cinema contemporâneo mundial.
Com cenários apreciados por diretores do mundo inteiro, o país também é líder de público e de número de salas de cinema na Europa: foram mais de 200 milhões de ingressos vendidos em 2018, em quase 6 mil telas espalhadas pelo território.
A formação francesa é reconhecida internacionalmente nos campos teóricos e práticos do cinema, em suas mais variadas especialidades. São oferecidos cursos em todos os níveis de estudo, seja em instituições públicas ou privadas.
Universidades públicas
Nas universidades públicas francesas, o curso de cinema possibilita uma formação completa, com sólida base teórica e cultural, além de algumas disciplinas práticas. As formações podem ser associadas a outras artes, como fotografia e teatro, ou voltadas especificamente a estudos cinematográficos.
Algumas universidades que oferecem essa formação na graduação são Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Université Paris 3 Sorbonne-Nouvelle, Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Université Lumière Lyon 2, Université de Strasbourg e Université Rennes 2.
Para o Master, existem diversas opções com os mais variados enfoques, desde mestrados de pesquisa até programas voltados à atuação profissional em áreas como documentário, roteiro, montagem, ensino, jogos e interatividade.
Faça uma busca pelos termos cinéma, audiovisuel e arts du spectacle nos catálogos de Licence e Master. A candidatura pode ser feita pela nossa plataforma, caso a instituição esteja conectada ao Campus France, ou diretamente com a instituição.
Escolas de cinema
A França possui renomadas grandes écoles públicas de cinema, como La Fémis, École Louis Lumière, École Supérieure d’Audiovisuel (ENSAV) e CinéFabrique. Essas escolas oferecem formações iniciais prestigiadas que incentivam a criação, a experimentação e a reflexão dos alunos. Todas são acessadas através de concursos seletivos e, com exceção da CinéFabrique, exigem pelo menos dois anos cursados no ensino superior.
Para quem procura cursos práticos e com focos específicos, como produção, animação, montagem e efeitos especiais, não faltam opções em escolas privadas espalhadas por todo o país, como CineCréatis, Conservatoire Libre du Cinéma Français, EICAR e Institut International de l’Image et du Son ‑ 3IS.
Muitas delas podem ser acessadas pelo CampusArt, plataforma online que reúne escolas de arte e arquitetura. Consulte o catálogo de cursos e saiba mais sobre as candidaturas neste link.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe de orientação e marque um atendimento no escritório mais próximo de você.