Embaixada da França no Brasil oferece bolsas de Master 2 para brasileiros - Candidaturas prolongadas

As bolsas destinam-se a alunos com menos de 40 anos e abrangem todas as áreas do conhecimento

Com o objetivo de melhorar as condições de acolhimento e recepção de estudantes brasileiros na França, a Embaixada da França no Brasil oferecerá um financiamento parcial para estudantes de nacionalidade brasileira já admitidos no segundo ano do Master (M2) em uma instituição de ensino francesa. 

A bolsa será válida por um período de seis meses (1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021), para alunos do ano acadêmico de 2020-2021 estudando em um estabelecimento público de ensino superior francês ou similar. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de ainda não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2020.

Entre os benefícios que serão concedidos aos alunos contemplados estão a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master, além do pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança. 

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como por exemplo a Bolsa Eiffel.    

Por meio desse novo programa, a Embaixada da França no Brasil propõe fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Master (Mestrado) e, assim, apoiar a atratividade dos estabelecimentos de ensino superior franceses.  

 

Candidaturas

As candidaturas foram prolongadas devido à crise sanitária ligada à pandemia de Covid-19. Anteriormente, o prazo final era dia 31 de maio de 2020, mas agora os estudantes podem se candidatar até o dia 15 de junho de 2020 às 23h59 (horário de Brasília), através do e-mail: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br. Aqueles que não possuírem a carta de aceite até o dia 15 de junho devem sinalizar a sua situação no corpo do e-mail de candidatura e poderão envia-la posteriormente, até o dia 7 de julho de 2020 às 23h59 (horário de Brasília), através do mesmo e-mail.

Entre os documentos exigidos para a candidatura estão a carta de aceite ou comprovante de aceitação em um programa de Master 2, diplomas do ensino superior e curriculum vitae. 

As bolsas serão concedidas sob os critérios de excelência acadêmica e consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato. Para isso, serão analisados todos os documentos obrigatórios solicitados no edital. Os resultados, que antes sairiam no dia 12 de junho de 2020, serão divulgados no dia 20 de julho de 2020.

Para mais informações, acesse o edital retificado no final da página. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br.

 

Calendário de candidaturas atualizado (crise sanitária)

  • Publicação da convocatória: semana de 9 de março de 2020
  • Data de encerramento das inscrições (nova data): 15 de junho de 2020 às 23h59 (horário de Brasília) 
  • Data limite para envio da carta de aceite: 7 de julho de 2020 às 23h59 (horário de Brasília) 
  • Divulgação dos resultados (nova data): 20 de julho de 2020
  • Período de financiamento: de 1º de setembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 12/03/2020 à 17:54*
Atualizado em 18/05/2020 à 20:48*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités