
Conheça os cursos de engenharia aeronáutica e espacial do IPSA
A Escola de Engenharia Aeronáutica e Espacial oferece diversas formações de nível superior, com destaque para seu programa de mestrado ensinado em inglês
Fundado em 1961, o IPSA (Institut Polytechnique des Sciences Avancées) oferece diferentes formações de nível superior no ramo da engenharia aeronáutica e espacial. A Escola conta com cerca de 1700 estudantes distribuídos em seus dois Campi, localizados em Paris e Toulouse.
O IPSA apresenta-se como uma instituição ágil e reativa em constante evolução. Seus cursos visam formar profissionais versáteis que atendem às demandas de diferentes setores industriais, contando por exemplo com estágios obrigatórios, inclusive fora da França. A pesquisa também é incentivada, e os estudantes contam com o apoio de 23 professores pesquisadores e seis laboratórios de pesquisa, entre outras facilidades.
Além disso, a vida estudantil é vivida ao máximo, já que os alunos têm à disposição mais de 40 associações de caráter técnico, esportivo ou cultural, que permitem a prática de atividades extracurriculares. Essa facilidade traz o desenvolvimento de diferentes habilidades, além de facilitar na integração dos estudantes, principalmente os estrangeiros.
As principais formações oferecidas pela Escola são:
- Cycle Bachelor de três anos: bacharelado que permite uma iniciação dos alunos na área. No terceiro ano, os alunos podem escolher especializar-se em veículos aeroespaciais ou sistemas aeroespaciais. Ao final do curso, é possível ingressar diretamente no mercado de trabalho, em algumas profissões, ou continuar seus estudos no nível Master ou equivalente.
- Cycle ingénieur de cinco anos: é composto por dois anos preparatórios e três anos de aprofundamento, no qual o aluno escolhe especializar-se em veículos ou sistemas aeroespaciais. Ao final do curso, o aluno recebe o diploma de engenheiro, reconhecido pelo RNCP (Répertoire national des certifications professionnelles).
- Master: pensado especialmente para estrangeiros, o programa de Master é a melhor opção para esses estudantes. Ele conta com aulas ministradas em inglês, além de aulas que ajudam na adaptação dos alunos à vida na França, como francês voltado para engenharia e cultura francesa. A instituição também auxilia os estrangeiros a encontrarem acomodação. A formação dura dois anos, e permite que os alunos se especializem em veículos, espaço ou sistemas. É possível também cursar apenas um ano ou um semestre da formação, como fazem vários estudantes internacionais. Para ingressar no Master, é necessário comprovar três anos de estudo (Bachelor ou equivalente) em engenharia aeroespacial, mecânica, mecatrônica, elétrica e eletrônica ou áreas relacionadas, além de possuir proficiência da língua inglesa TOEFL 79, TOEIC 785, IELTS 5,5 ou Cambridge BULATS record results.
- Summer school: a instituição também oferece cursos de verão, para os interessados em engenharia aeroespacial que preferem uma formação curta. O último curso realizado, “Imagine, develop and fly”, teve lugar foi voltado para o desenvolvimento e construção de pequenos drones. O curso conferiu 6 ECTS aos alunos que o concluíram e durou três semanas. Além de aulas teóricas e experimentais sobre o assunto, estavam inclusos acomodação, transporte e atividades extracurriculares, entre outras facilidades.
- Artificial Intelligence and Smart Mobility Bachelor: a partir de setembro de 2020, o IPSA também oferecerá esse programa, que visa formar engenheiros com um vasto conjunto de conhecimentos na área de inteligência artificial. O programa tem aulas ministradas em inglês, e já aceita candidaturas.
Mais informações sobre o Artificial Intelligence and Smart Mobility Bachelor podem ser encontradas na página sobre a formação, no site bachelorstudies.com. Para conhecer melhor o IPSA e seus demais cursos, consulte os documentos anexados abaixo, ou acesse o site da instituição. Para solucionar dúvidas ou obter informações complementares, fale diretamente o IPSA, através dos contatos:
Telefone : +33 1 84 07 15 15
Email : info@ipsa.fr
Notícias recomendadas

