Estude ciências agrárias na França
Cobrindo diferentes setores e perfis, as formações refletem um mercado agrícola diverso, desenvolvido e sustentável
A produção agrícola francesa é a maior da União Europeia e tem uma ampla diversidade, voltada tanto para exportação como para consumo local. Além de cereais, grãos, oleaginosas, legumes, hortaliças e uvas (vinicultura), o país também se destaca na pecuária leiteira. A agricultura orgânica tem crescido nos últimos anos, engajando mais de 58 mil fazendas em aproximadamente 2,7 milhões de hectares de terras, segundo dados da AgenceBio.
Acompanhando as mudanças desse mercado, os estudos em agricultura e agronomia também são muito diversos e buscam formar profissionais aptos a atuar em diferentes setores e etapas da produção agrícola, desde o desenvolvimento do terreno até a comercialização. Existem também formações voltadas à sustentabilidade, refletindo a atenção que o país tem dado à causa ambiental.
Licence
No nível de graduação, uma importante porta de entrada para os estudos agrícolas são as formações tecnólogas Brevet de technicien supérieur agricole (BTSA). Ministradas em lycées públicos e privados em toda a França, elas têm duração de 2 anos e são direcionadas à prática profissional. São ao todo 16 habilitações de BTSA, centradas nos seguintes setores agrícolas: desenvolvimento, produção, equipamentos, comércio, serviços e transformação.
Após concluir 2 anos de graduação, é possível se candidatar a uma Licence professionnelle (LP). Com duração de 1 ano, o curso é voltado à qualificação profissional e prevê a realização de estágios. Existem opções ligadas a áreas como agroecologia, agricultura orgânica, produção animal ou vegetal, sustentabilidade, tecnologia aplicada e desenvolvimento territorial.
Quem busca um curso completo de graduação, com duração de 3 anos, pode optar por um Bachelor universitaire de technologie (BUT), oferecido em Instituts universitaires de techonologie (IUT). Agronomia é um dos percursos disponíveis dentro do BUT Engenharia biológica, que une teoria acadêmica e prática profissional.
Outra possibilidade de curso de graduação, também com duração de 3 anos, são os Bachelor de agricultura e engenharia, oferecidos em escolas especializadas como UniLaSalle, Purpan e ESA Angers. Para obter o título de engenheiro agrônomo, no entanto, são necessários mais 2 anos de estudos, como veremos adiante no tópico Master.
Faça uma busca no catálogo de Licence e conheça nesta página os procedimentos para se candidatar a um curso de graduação na França.
Master
O nível Master, com duração total de 2 anos, apresenta muitas possibilidades de especialização em áreas da agricultura e da agronomia. Os cursos podem ter um caráter teórico ou prático, em alguns casos incluindo períodos de estágio e mobilidade internacional.
No campo de ciência e tecnologia, as opções são diversas: manejo do solo, análise de riscos sanitários, melhoramento genético, produção alimentícia, gestão de qualidade, desenvolvimento sustentável, agroecologia, entre outras. Além disso, há cursos que associam a agricultura a temas do direito, da economia e da geografia, como desenvolvimento rural e gestão de territórios.
É no nível Master que se conclui, após 5 anos de estudos, a formação integral em engenharia agrônoma, com direito ao diplôme d’ingénieur. Dependendo da escola de engenharia, você pode fazer o curso desde o início ou ingressar no ciclo específico, após o segundo ou terceiro anos. Existem diversas instituições especializadas em agronomia, como AgroParisTech, ISARA-Lyon e Bordeaux Sciences Agro. Saiba mais sobre os estudos de engenharia na França nesta página.
Após completar o Master (ou 5 anos de estudos no ensino superior) é possível ingressar em um Mastère Spécialisé® (MS), diploma reconhecido pela Conférence des Grandes Écoles, com duração de 1 ano. Em sintonia com as mudanças do mercado, a formação capacita profissionais para funções de consultoria e liderança. Na área agrícola, há opções de cursos em desenvolvimento sustentável do território e gestão internacional da natureza.
Consulte todas as opções de Master no catálogo e informe-se sobre as candidaturas nesta página.
Cursos em inglês
Se a língua francesa é uma barreira para você, existem dezenas de formações Master em inglês ligadas a agricultura e agronomia, inclusive programas Master of Science (MSc). Com duração de 1 a 2 anos, os cursos abrangem assuntos como agroecologia, tecnologia da agricultura, ciência agrícola e agricultura urbana. Conheça as opções de cursos em inglês nesta página.