Candidaturas para Sciences Po
Reconhecida pela excelência de suas formações e pela notável política de abertura internacional, a Sciences Po inicia o processo de seleção de estudantes estrangeiros para formações de Bachelor em 2019.
Estão abertas as candidaturas internacionais para ingressar no Collège Universitaire da Sciences Po, que oferece formação de base em ciências humanas e sociais, com aulas de economia, direito, história, sociologia e ciência política, além de disciplinas artísticas e científicas. Com abordagem multidisciplinar, o curso tem como objetivo incentivar reflexão crítica, metodologia de pesquisa e engajamento social diante das transformações das sociedades contemporâneas.
Os dois primeiros anos da formação se passam na França, e o terceiro é realizado no exterior, em uma das universidades parceiras da Sciences Po. Ao fim de três anos, o estudante obterá o diploma de Bachelor (Bac + 3), equivalente à Licence, e poderá ingressar no mundo profissional ou dar continuidade aos seus estudos em uma formação de Master.
O Collège Universitaire é oferecido em sete campi na França, cada um com um foco de estudo:
- Dijon: Europa Central e Oriental
- Le Havre: Ásia e Pacífico
- Menton: Oriente Médio e Mediterrâneo
- Nancy: Europa, com foco em estudos franco-alemães
- Paris: formação geral e duplos-diplomas: matemáticas aplicadas na Paris 1 Panthéon-Sorbonne; história, letras e filosofia na Sorbonne Université (faculté des lettres); ou matemática, física, biologia e química na Sorbonne Université (faculté des sciences et ingénierie)
- Poitiers: América Latina, Espanha e Portugal
- Reims: América do Norte e África.
O procedimento internacional de candidatura é válido apenas para os campi regionais, fora de Paris. Para se candidatar ao campus de Paris, o processo de admissão é feito inteiramente na capital.
A Sciences Po possui também convênios de duplos diplomas com outras universidades: Columbia University, University of California - Berkeley, University of British Columbia, University College London, University of Sydney, University of Hong Kong, Singapore National University, Freie Universitat e Keio University.
COMO SE CANDIDATAR
O processo de seleção leva em conta o desempenho acadêmico, domínio do idioma e projeto de estudos adequado ao campus escolhido. Em seu dossiê online, o candidato deve escolher dois programas de formação, anexar a documentação necessária e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
É importante destacar que os cursos podem ser ministrados em outras línguas além do francês, dependendo do campus escolhido. Veja aqui os idiomas exigidos para cada campus.
Aprovado nessa primeira etapa, o candidato é então convocado para entrevistas que ocorrem em mais de 80 cidades do mundo. No Brasil, serão realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro na semana de 25 a 29 de março de 2019.
- Data limite para envio do dossiê: 6 semanas antes da entrevista (ou seja, na semana de 10 a 16 de fevereiro, considerando as datas de entrevista no Brasil)
- Resultados da primeira etapa: de 4 a 5 semanas depois da submissão do dossiê
- Entrevistas orais: consultar calendário
- Resultados finais: no máximo 5 semanas após a entrevista
Representantes da Sciences Po farão duas transmissões ao vivo para responder dúvidas sobre o processo seletivo: no dia 14 de novembro às 19h30, em francês, ou no dia 26 de novembro às 14h, em inglês, segundo horário de Paris.
BOLSA ÉMILE BOUTMY
Existe a possibilidade de cursar as formações na Sciences Po com apoio da bolsa Émile Boutmy. O interesse pela bolsa deve ser indicado em sua candidatura até o dia 8 de abril de 2019. Os critérios de seleção das bolsas incluem desempenho acadêmico, adequação do perfil ao curso escolhido e condição social.