Mês da Europa no Nordeste
Programação inclui exposições, palestras, bate-papos, conferências, concursos e feiras gastronômicas em 5 cidades nordestinas
A cada ano, a data de 9 de maio celebra o Dia da Europa, em que se comemora a declaração de Robert Schuman de 1950, considerada como o texto fundador da construção europeia. Ao longo do mês de maio, portanto, os parceiros europeus se reúnem para o Mês da Europa, celebrando seu vínculo comum em torno do respeito da dignidade humana e dos valores da democracia, do Estado de Direito, da diversidade cultural e do plurilinguismo. No mundo inteiro, a União Europeia está engajada pela defesa desses valores.
No contexto da presidência francesa do Conselho da União Europeia, os consulados gerais da França e da República Federal da Alemanha em Recife, o Consulado da Itália em Recife, e o consulado geral da Espanha em Salvador, mobilizam diversos parceiros culturais, educativos e universitários no Nordeste para organizar uma série de eventos ao longo do mês de maio celebrando a Europa. A partir de 2 maio, as cidades de Aracaju, Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador serão palco de exposições, palestras, bate-papos, conferências, concursos e feiras gastronômicas.
Fortaleza, Recife e Salvador recebem uma Mostra de Cinema Europeu, com a participação das Alianças Francesas, dos Institutos Cervantes, do Instituto Goethe, do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo e da Universidade Federal do Ceará. Destaca-se a exibição de uma produção cinematográfica ucraniana, além de outros filmes europeus.
Outro ponto alto do Mês da Europa no Nordeste será a Noite das Ideias, evento organizado pelo Instituto Francês e pela Embaixada da França, no dia 12 de maio, no Museu Cais do Sertão, no Recife. Com a temática “Re-construir juntos”, os participantes irão celebrar a livre circulação de ideias, experimentando, em uma mesma noite, novos formatos de debates reveladores da diversidade de culturas e de opiniões.
Para consultar a programação completa e as instituições parceiras, confira este link.