Estude administração na França
A administração está presente em todos os setores de trabalho, e, por isso, cada vez mais são desenvolvidos cursos diversificados para atender a demanda das empresas. Na França, essa formação recebe o nome de management e abrange áreas como comércio, gestão, distribuição, finanças, vendas, marketing e recursos humanos, com múltiplas possibilidades de especialização.
O país oferece uma ampla variedade de cursos para quem procura formação, especialização ou inserção no mercado de trabalho. Seu ensino de excelência é reconhecido internacionalmente, com programas de pós-graduação que são destaque entre as melhores escolas de negócios do mundo:
- 24 escolas francesas no ranking de 100 Melhores Masters, duas delas estando no Top 5 da lista: HEC Paris e ESSEC Business School (Financial Times, 2018);
- Sete escolas entre os 100 Melhores MBA: HEC Paris, INSEAD, EDHEC Business School, Grenoble School of Management, EM Lyon, Audencia Business School (The Economist, 2018);
- 20 programas reconhecidos pela Association of MBAs (AMBA);
- 15 instituições com reconhecimento das três principais organizações da área - AACSB, AMBA e EQUIS - a chamada “triple crown”: Audencia Business School, EDHEC Business School, EM Lyon, ESSCA School of Management, ESSEC Business School, ESC Rennes School of Business, ESCP-Europe, Grenoble School of Management, HEC Paris, IÉSEG School of Management, INSEAD, KEDGE Business School, NEOMA Business School, Toulouse Business School e Skema Business School. Apenas 89 escolas no mundo possuem a "triple crown".
As grandes escolas privadas possuem excelente estrutura de ensino e custo anual entre 3 mil e 30 mil euros, dependendo do nível de estudo. Já as universidades públicas propõem tarifas mais baixas e formações voltadas principalmente à pesquisa. Os Institutos de Administração de Empresas (IAE) se apresentam como escolas universitárias que propõem também Masters profissionais, mas com taxas mais próximas às da universidade pública.
Vale destacar que há muitas formações ministradas em inglês.
Licence
Além de inúmeros cursos Bachelor oferecidos em instituições públicas e privadas, com duração de três anos, existem outras formações no nível Licence.
O Brevet de Technicien Supérieur (BTS) (L2) é uma formação tecnóloga de dois anos que permite rápida inserção profissional, com qualificações na área de comércio e gestão. O BTS de Management des Unités Commerciales (MUC), por exemplo, é proposto por mais de 800 instituições.
Quem possui um BTS ou pelo menos dois anos de graduação completos pode se candidatar a uma Licence Professionnelle (L3). O curso tem duração de um ano e prevê estágios em empresas, com foco na atuação profissional. São mais de 200 habilitações e especialidades dentro da formação Droit, économie et gestion, direcionadas a setores como eventos, finanças, recursos humanos, comércio, cultura, indústria, eletrônica, gastronomia e turismo. São propostas também cerca de 60 especialidades em Sciences, technologies et santé, como atividades e técnicas de comunicação, agronomia, construção civil, produção industrial, logística, moda e têxtil.
Consulte aqui o catálogo de Licence.
Master
Diversos programas de Master possibilitam aprofundamento em áreas como gestão pública, financeira, internacional, empresarial, cultural ou científica. Isso permite conectar duas ou mais áreas de interesse do estudante, como por exemplo o diplôme / titre d’ingénieur, formação de engenheiro com duração de cinco anos que possui dezenas de especializações em Management aplicadas a diferentes áreas da engenharia, como energia, indústria, informática e construção.
Outra possibilidade, principalmente nas universités, é se encaminhar para o campo da pesquisa. Já as grandes écoles apresentam um grande leque de certificados e diplomas, com diferentes focos acadêmicos e profissionais. Cerca de 40 escolas de comércio membras da Conférence des Grandes Écoles (CGE) são habilitadas a conceder o diploma de Master. A excelência do ensino pode ser comprovada pelo reconhecimento de organizações internacionais (AACSB, AMBA, EPAS e EQUIS), o que implica em um processo seletivo exigente, bem como em taxas de anuidade mais altas.
Consulte aqui o catálogo de Master.
Após a conclusão de dois anos em Master, é possível prosseguir os estudos com o Mastère Spécialisé (MS), formação de um ano oferecida pelas grandes écoles, nas mais diversas áreas.