65 anos de Asterix, o Gaulês: um fenômeno na França e no mundo

Público geral

Asterix é sem dúvida uma das histórias em quadrinhos francesas mais famosas e populares, na França e no mundo. Foi em 1959 que os personagens de Asterix e seus companheiros gauleses apareceram pela primeira vez, começando com Obelix, seu amigo inseparável, e Idefix, seu pequeno cachorro, criados pelo roteirista René Goscinny e pelo desenhista Albert Uderzo. Em 2024, esses "irredutíveis gauleses" comemoram seus 65 anos, dando origem a muitas celebrações, desde reedições de álbuns, exposições até outros eventos tão surpreendentes quanto incomuns!

A série Asterix retrata os habitantes imaginários de uma aldeia gaulesa na Armórica (Bretanha), que, pouco antes da nossa era, travam uma luta constante contra o invasor romano (e especialmente Júlio César!), graças a uma poção mágica inventada pelo druida deles, Panoramix, uma bebida que dá uma força sobre-humana a quem a bebe. Ao longo de 65 anos e ao longo dos 40 álbuns de aventuras desses heróis gauleses, Asterix teve um "impacto significativo na cultura popular", tanto na França quanto no mundo, já que esses álbuns foram traduzidos para mais de cem idiomas (inclusive em latim e grego antigo!), o que representa mais de 400 milhões de cópias vendidas. Em uma entrevista conjunta das duas filhas dos criadores, disponível no site da rádio nacional France Inter, uma delas, Anne Goscinny, afirma: "É um enorme orgulho que meu pai e Albert Uderzo sejam responsáveis por aquilo que se tornou um verdadeiro fenômeno social do século XX e que continua pelo menos até o século XXI!".

 

 

Álbuns e exposições

Este "fenômeno social" será estendido ao longo do ano para celebrar este 65º aniversário. Primeiramente, alinhado com a atualidade francesa, haverá uma reedição do álbum "Asterix nos Jogos Olímpicos". Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, várias edições especiais deste trabalho, com um dossier sobre os bastidores da criação do álbum, devem ser lançadas em junho próximo. O site do editor (Hachette) também anuncia outros lançamentos, incluindo um álbum especial "programado em prol dos Restos do Coração, que reunirá os 40 banquetes míticos dos 40 álbuns de Asterix".

Do lado das exposições, podemos destacar, por exemplo, a exposição "Asterix, a viagem imersiva" que ocorrerá no Atelier des Lumières, em Paris, a partir de outubro próximo. Trata-se de uma "experiência sonora e visual para se encontrar no coração da série mítica". O site oficial de Asterix esclarece que essa experiência imersiva, acompanhada de música e jogos de luzes, "levará os visitantes a seguir Asterix, Obelix e Idefix em uma louca aventura". Passando da Gália ao Egito, da Grã-Bretanha à Espanha ou mesmo à Itália, os visitantes "podem se aprofundar nos detalhes dos desenhos originais e redescobrir as sutilezas e o humor intemporal que tornaram famosa esta série icônica.
 

Idefix no espaço!

Ainda mais surpreendente, Idefix é o nome dado ao primeiro robô espacial francês que explorará Fobos, uma lua marciana! Desenvolvido pelo CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais da França) em colaboração com a Alemanha, este rover deverá pousar no satélite de Marte em 2027 como parte de uma missão que envolve o transporte de amostras marcianas para a Terra.

O site oficial lembra que, após Asterix, o nome dado ao primeiro satélite francês lançado em órbita da Terra em 1965, agora é a vez de Idefix ir para o espaço. O rover Idefix partirá muito mais longe, pois "tentará a façanha de pousar em 2027 e depois percorrer 100 dias na superfície de Fobos, uma das duas pequenas luas de Marte". E o site conclui que o desafio de Idefix, um pequeno rover frágil de 25 kg e 51 cm de altura, apoiado em suas quatro patas, "será realmente um desafio enorme!"
 

Uma série animada na Netflix

Os editores dos álbuns de Asterix também se associaram à Netflix para "desenvolver a primeira série animada baseada na famosa história em quadrinhos das aventuras de Asterix, criada por René Goscinny e Albert Uderzo", conforme informa o site La Ligne Claire, especializado em quadrinhos.

A criação e realização desta série foram confiadas a Alain Chabat, roteirista e ator francês, que já escreveu e dirigiu o filme cult "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra", em 2002. A série, conforme o site especializado, será adaptada do álbum "O Combate dos Chefes", um "clássico" onde o druida Panoramix perde a razão depois de receber um menir na cabeça e esquece a fórmula da famosa poção mágica! Em Toulouse, no estúdio TAT, uma empresa de produção e estúdio de animação especializado em animação 3D para televisão e cinema, a série está atualmente em produção... Deve ser lançada em 2025, prolongando assim um pouco mais o 65º aniversário de Asterix!

E aí? Você tem interesse pelo universo de histórias em quadrinhos? A França possui mais de 10 especializações nessa área, a “bande déssinée”. Confira as formações em nossos catálogos!

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 18/03/2024 à 15:00*
Atualizado em 18/03/2024 à 17:56*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités