5 motivos para estudar business na França
Descubra por que o país deve se tornar a primeira opção para graduação, master ou MBA no exterior
A França nem sempre é a primeira opção de estudantes e profissionais brasileiros em busca de cursos na área de business no exterior. Ao focarem somente nos países anglófonos, muitos acabam perdendo a oportunidade de estudar nas melhores escolas do mundo, a preços mais acessíveis, com uma qualidade de vida inigualável e abertura de oportunidades profissionais nos 5 continentes. Tudo isso com acesso a cursos ministrados em inglês e, como bônus, o aprendizado do francês.
Descubra os cinco motivos que vão levar a França ao topo das suas prioridades na hora de escolher um destino para estudar:
1) Melhores escolas de negócios do mundo
Todos os anos, as écoles de commerce francesas estão no topo dos rankings internacionais como o QS Top Universities e o ranking do Financial Times. Além da forte representatividade nos rankings gerais, conquistada pelas escolas de grande porte, o país conta com escolas tradicionais e especializadas, que conferem formações únicas e direcionadas às indústrias locais.
2) Economia dinâmica, robusta e inovadora
A França conta com multinacionais que são referência em diversos setores, do varejo à indústria farmacêutica, passando pela indústria automobilística, construção civil, energia e aviação. Sanofi, Saint-Gobain, Michelin, Sodexo, Airbus e Total são somente alguns exemplos entre as quase mil empresas francesas instaladas no país. Estas empresas contratam mais de 500 mil pessoas no Brasil, o que faz da França um dos maiores empregadores estrangeiros.
O alto investimento público e privado em tecnologia e inovação colocam a França como um dos países mais atrativos do mundo para criação de startups. Através de incentivos governamentais, o país foi capaz de criar um ecossistema maduro e eficiente para novas empresas do ramo digital. Os estrangeiros que se formam em escolas francesas têm a possibilidade de ingressar nesse ramo e criar uma empresa própria após os estudos.
3) Oportunidades internacionais
Um grande diferencial das escolas de comércio francesas, quando comparadas a outras instituições, é a valorização da internacionalização. Essa costuma ser a marca de muitas destas instituições, que não medem esforços para que as turmas tenham de 40 a 50% de estudantes vindos dos mais diversos países e muitas vezes possuem campus em outras localidades (incluindo o Brasil) para proporcionar experiências internacionais aos seus alunos.
Essa diversidade, além de propiciar um ambiente rico, faz com que seus alunos ampliem suas redes de networking a todos os continentes e aumentem a taxa de empregabilidade dos graduados.
4) Valores acessíveis, bolsas de estudos e benefícios para estudantes
As écoles de commerce, mesmo sendo privadas, têm taxas mais acessíveis se comparadas às escolas de negócios internacionais. Além disso, muitas delas oferecem bolsas de estudos concedidas a partir de diferentes critérios. As bolsas podem ser procuradas neste catálogo.
Aqueles que escolhem a França como destino para graduação e pós-graduação também contam com uma série de benefícios. Além de poder trabalhar durante meio período, têm acesso a um auxílio-moradia concedido pelo governo, restaurantes universitários, acesso gratuito à saúde, planos mensais de transporte com desconto e acesso a atividades culturais com desconto ou gratuitas
5) História, valores e cultura
Escolher a França como destino é também aproveitar o estilo de vida francês, que valoriza o acesso às atividades culturais, aos espaços públicos, a qualidade de vida e o direito ao tempo de lazer. Estudando na França, você terá uma vivência única e poderá disfrutar de um ambiente dinâmico e culturalmente enriquecedor, com acesso a patrimônios históricos e naturais, além da possibilidade de viajar, fazer um intercâmbio ou estágio em outros países europeus com muita facilidade.